Conversa V | Conversas Inquietas: Pode o Cuidado ser Subversivo?

Cuidando de quem Cuida: Os Invisíveis

27 de setembro de 2022, 18h00

Rádio Baixa (Coimbra) + radiobaixa.com

Apresentação

De que falamos quando nos referimos ao Cuidado? Historicamente, a maioria das sociedades foi construindo um processo de feminização das tarefas associadas ao cuidado. Se tal se verifica nas tarefas associadas ao trabalho formal – por alguns chamado de ‘trabalho produtivo’… - este é um facto incontestável também para o trabalho informal, o que implica, inevitavelmente, uma acumulação destas tarefas. Num contexto contemporâneo em que muitos dos países tendem cada vez mais para o envelhecimento populacional e para cargas laborais opressivas e contraditórias com a conciliação da vida pessoal e familiar de forma saudável, esta realidade apresenta naturalmente um sobrepeso para quem cuida – dentro e fora de casa. E quem são essas pessoas que garantem o nosso conforto e que permitem que o nosso dia-a-dia aconteça? Onde estão? Quantas vezes cuidamos delas? Com esta conversa pretendemos refletir não só sobre os desafios que enfrentam pessoas que assumem esses papéis fundamentais diariamente, mas também sobre possíveis estratégias de cuidado e autocuidado que adotam nas suas vidas.

O acesso é livre, podendo as pessoas assistir e participar presencialmente na Rádio Baixa (Rua Eduardo Coelho, 23) ou através do facebook de Linha de Fuga.

Notas biográficas das intervenientes

Rita Joana Pinheiro Maia | 42 anos, Cuidadora Informal de ambos os pais há mais de duas décadas.
Tem, por este motivo, um percurso profissional diversificado e com vários interregnos.
Assim, é uma criativa dedicada à escrita e à música tendo o seu último projeto sido dedicado à época de ouro do cinema mexicano: El Cine. Foi professora de música, no primeiro ciclo, durante cinco anos. Fez parte de várias lutas sociais como a defesa dos direitos sociais dos Deficientes das Forças Armadas e dos Cuidadores Informais, sendo autora do minidocumentário de cinco episódios intitulado "O Respeitinho é Muito Lindo".

Danielle Araújo | Doutorada em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo (Brasil). Atualmente é investigadora em pós-doutoramento no projeto POLITICS, sediado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É membro da Coletiva Corpos Insubmissos, Núcleo Antirracista de Coimbra e da biblioteca comunitária Casa Futuro, localizada no Brasil.

Raquel Maricato | Nascida e criada em Coimbra e mãe de dois. Empenhada em construir pontes entre crianças, famílias e comunidade, desenvolve a sua profissão de Educadora de Infância com a equipa do Jardim de infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra. É formadora da Associação de Profissionais de Educação de Infância e tem vindo a colaborar com investigadores do Centro de Ecologia Funcional, Centro de Estudos Socias e Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, em projetos no âmbito da sustentabilidade, saúde e educação, na perspetiva do direito das crianças à participação.

Moderadora: Linda Miriam Cerdeira | Ativista e mãe de duas crianças, é doutoranda em Estudos Feministas na Universidade de Coimbra onde desenvolve o seu projeto de doutoramento com o tema ‘Artivismos Feministas: Potências Marginais na Disruptura da Branquitude’. Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, é formada em Relações Internacionais com especialização em Direitos Humanos. Conta com 15 anos de experiência em projetos socioculturais e de género em Portugal e no Brasil, onde coordenou vários projetos de pesquisa-ação, com foco em género, artes e cultura, masculinidades e violência urbana.