Seminário

Controlo social, violência e tráfico de substâncias ilícitas: diálogos entre Portugal e Brasil

Haydée Caruso

Mayalu Matos Silva

16 de março de 2022, 15h00

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Tendo por ponto de partida o modo como o combate ao tráfico de substâncias ilícitas assume centralidade nas políticas de segurança de saúde, assim espelhando as estruturas de exclusões marcadas pelo género, pela classe e pela racialização, este seminário promove um diálogo entre as realidades do Brasil e de Portugal.

Oradoras: Haydée Caruso (Universidade de Brasília) e Mayalu Matos Silva (Fundação Osvaldo Cruz)

Comentador/a: Bruno Sena Martins (CES) e Tatiana Moura (CES/Promundo)

Notas biográficas

Haydée Caruso | Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. É Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Foi investigadora visitante de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2017/2018). É autora do livro "Entre ruas, becos e esquinas: a construção da ordem na Lapa Carioca". Ed.UnB (2016). É Doutora (2009) e Mestre (2004) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui pós-graduação em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública (2001). Atua nas áreas de Sociologia da Violência, antropologia Urbana e antropologia do Direito, com ênfase nos seguintes temas: segurança pública, administração de conflitos, violência em ambiente escolar, cultura policial e juventudes. Em 2015 fundou o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez na Universidade de Brasília. Foi servidora do Ministério da Justiça (2009-2011) do Brasil onde coordenou a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública - RENAESP. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança - NEVIS da UnB e pesquisadora associada do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-INEAC) da Universidade Federal Fluminense. Em 2014 recebeu o reconhecimento do UNLIREC- Centro Regional de las Naciones Unidas para la Paz, el Desarme y el Desarrollo en América Latina y el Caribe por sua contribuição como agente de mudança nos temas de segurança pública e desarmamento no Brasil.

Mayalu Matos Silva | Psicóloga, pesquisadora do Departamento de Estudos Sobre Violência e Saúde Jorge Careli: CLAVES/ENSP/FIOCRUZ, Mestre em Medicina Social (IMS/UERJ) e Doutoranda em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) no Rio de Janeiro, Brasil. Integra o Programa Institucional de Articulação Intersetorial em Violência e Saúde da Fiocruz. Atua nas áreas de saúde coletiva, direitos humanos, cooperação social, políticas públicas e cultura, com especial interesse nos temas saúde mental, política de drogas, armas de fogo, racismo, redes de enfrentamento à violência e movimentos sociais. Atualmente é bolsista da CAPES, realizando estágio doutoral no CES-UC.