Oficinas Abertas de Património Cultural: partilhando experiências colaborativas

2.ª OFICINA | O projeto LAPat: um laboratório aberto de património cultural na Andaluzia (Espanha)

Gema Carrera Díaz (Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico)

29 de novembro de 2022, 14h30-17h00

Sala 0.10, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Universidade do Algarve + Online

Apresentação

Na segunda oficina do Ciclo "Oficinas Abertas de Património Cultural: partilhando experiências colaborativas'' conheceremos o projeto LAPat, um laboratório que analisa e desenvolve metodologias participativas relacionadas com os vários âmbitos da gestão do património cultural em Andaluzia (documentação, valorização, formação, intervenção e restauro) com o objetivo de definir novos modelos de cogestão entre instituições patrimoniais e cidadania.

O LAPat pretende também consolidar a “Red de Agentes Informantes del Patrimonio Cultural de Andalucía”, baseada na colaboração e criação de redes para refletir e gerar novas formas de produção de conhecimento associado à salvaguarda dos bens culturais no âmbito local.

Quem forma hoje parte dos processos de patrimonialização?

Como podemos melhorar a salvaguarda do património cultural a partir da inovação social?

Nota: O evento terá lugar em língua espanhola e portuguesa sem tradução.

14h30 – Abertura
14h45 – LAPat: anatomia e modelo de gestão colaborativa de um laboratório plural de Património Cultural, com Gema Carrera Díaz
15h30 – Intervalo
15h45 – Roda colaborativa de experiências: inovação metodológica e impactos culturais no território (moderação de Catarina Almeida Marado e Lorena Sancho Querol)
17h00 – Encerramento

Nota biográfica

Gema Carrera Díaz | Premiada por su tesis doctoral “Propuesta metodológica para la documentación y gestión del Patrimonio Cultural Inmaterial como estrategia de desarrollo social y territorial” en la Universidad de Sevilla, Gema es responsable técnica de Patrimonio Etnológico en el Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico (IAPH), donde trabaja desde el año 2000. En este contexto, ha formulado y coordinado el Atlas del Patrimonio Inmaterial de Andalucía (2008-14) y actualmente asume la función de IP del proyecto “LAPat: Laboratorio Abierto del Patrimonio Cultural de Andalucía” (PAIDI 2020-23) además de coordinar o participar en diversos proyectos de investigación. Gema es autora de publicaciones relacionadas con el patrimonio cultural, participación social y metodologías de documentación y gestión del PCI, miembro del Comité de redacción y seguimiento del Plan Nacional de Patrimonio Inmaterial del Ministerio de Cultura (2011-2018) y del Grupo de Investigación GEISA, y Presidenta de las Asociación Andaluza de Antropología.

_______________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis. >> https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97110434605 | ID: 971 1043 4605 | Senha: 081940

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.