Mesa-Redonda

Ouvir (outras) vozes: que futuros para a saúde mental em Portugal?

9 de junho de 2021, 16h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

Neste último ano e meio, como consequência da crise de saúde pública que enfrentamos à escala global, a saúde mental e a procura de bem-estar têm estado em grande destaque. Os resultados do estudo português Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM-COVID19)[1] indicam que cerca de um quarto dos participantes apresentava sintomas moderados a graves de ansiedade, depressão e stress pós-traumático. Estes dados estão de acordo com os de outros estudos internacionais congéneres, confirmando que as alterações profundas no quotidiano tiveram impactos na saúde mental e bem-estar, em particular para pessoas que estão na primeira linha de combate à pandemia.

No entanto, estas questões não surgiram com a pandemia. Os resultados do Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental - 1.º relatório (2013)[2], o primeiro a avaliar a epidemiologia das perturbações psiquiátricas numa amostra representativa da população adulta, mostraram que a prevalência das perturbações psiquiátricas em Portugal era muito elevada.

Dentro deste panorama geral, existem indivíduos e grupos que apenas viram as suas dificuldades agravadas com a crise da COVID-19, com uma maior desproteção dos seus direitos humanos. As suas lutas por reconhecimento e dignidade, os constantes embates com burocracias e competências culturais deficitárias por parte de várias instituições, as pressões sociais e económicas, e a sua experiência na criação de redes solidárias de pares e de fundos de emergência, reivindicando respostas por parte de decisores políticos, vêm de há muito. Dessa forma, nesta mesa redonda escutamos atentamente vozes sub-representadas na discussão e implementação de políticas de saúde mental e exploramos, em conjunto, outras facetas a partir dos discursos e reflexões destes grupos, tantas vezes deixados de lado quando se aborda a temática. Esta mesa redonda quer contribuir para uma reflexão crítica e centrada na experiência, focando a atenção em pessoas e associações que conhecem e vivenciam aquilo que é urgente discutir e mudar para uma política de saúde mental mais inclusiva.

Esta mesa redonda é parte integrante de "Ouvir Vozes", um projeto da Marionet em parceria com o Movimento Ouvir Vozes Portugal, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e a Rádio Aurora, do Hospital Júlio de Matos, no âmbito do Programa Arte e Saúde Mental, da Direção-Geral das Artes.

Intervenientes: Allan Barbosa (Queer Tropical), Celina Vilas-Boas (Movimento Ouvir Vozes Portugal), Maria (Movimento dxs Trabalhadores do Sexo), Rita Joana Pinheiro Maia (Associação Nacional de Cuidadores Informais), Shenia Karlsson (Instituto da Mulher Negra em Portugal) | Moderação: Rita Alcaire (CES)

Esta atividade insere-se no programa da CES Summer School Reacender a imaginação cívica para a mudança social

____________

[1] Coordenado pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.

[2] Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental -- 1.º relatório disponível AQUI
____________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
ID da reunião: 833 3455 6266 | Senha de acesso: 082425

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.