Oficina | Roda de Saberes III

As emoções e a investigação científica:  Aprender conversando

10 de novembro de 2021, 14h00 (GMT)

Evento em formato digital

Apresentação

Qual o papel das emoções na investigação científica? Qual o papel das emoções do/a investigador/a na relação que estabelece com as pessoas que participam na investigação e no processo de recolha de dados? Como lidar com as emoções das pessoas participantes na investigação? Que atenção dou às emoções na compreensão do problema que pretendo investigar e na abordagem metodológica que adoto? 

Esta oficina pretende criar um espaço onde possamos abrandar para conversar, refletir e trocar vivências em torno de estas e outras perguntas. Conversar para encontrar novos sentidos, deixar emergir um olhar crítico à perspetiva dominante de que a ciência se baseia principal ou exclusivamente na racionalidade.

A oficina parte da proposta metodológica da Aprendizagem pela Conversa (Conversational Learning de Baker, Jensen, & Kolb, 2002; ver também Koning, 2009), enquanto metodologia de aprendizagem a partir da experiência, em que o sentir, refletir, pensar e agir constituem fases de um cíclico processo de aprendizagem e (re)construção do conhecimento.

A conversa desenrolar-se-á numa relação dialética entre a partilha de experiências e o confronto com “textos-desafio”, que permitem problematizar, fundamentar, alargar ou reconstruir as ideias de quem participa. Num movimento dialético entre emoção e pensamento, “de dentro para fora” e “de fora para dentro” (Baker, Jensen, & Kolb, 2002).

É também importante refletir sobre o objecto do envolvimento emocional, enquanto para o/a investigador/a se trata da sua pesquisa, para os/as participantes na investigação trata-se do objeto do trabalho/luta/ação social que estão a desenvolver. De que forma isto cria (des)alinhamentos e cedências por ambas partes?

A Aprendizagem pela Conversa, enquanto dinâmica que estrutura a conversa em grupo, constitui-se também como metodologia útil/adequada para estudar os efeitos dinâmicos da interação social nas crenças, atitudes, opiniões e sentimentos expressos pelas pessoas em interação. Por outro lado, o confronto com “textos-desafio” pode conduzir à sensibilização, à conscientização, a uma consciência mais crítica que procura a transformação, constituindo-se também uma metodologia de investigação-ação.

Começaremos por experienciar a metodologia, conversando, refletindo e partilhando experiências em torno da relação entre emoções e investigação científica, e terminaremos com uma sistematização e reflexão sobre a proposta metodológica. 
 

NOTA 1: A oficina está limitada a 25 participantes, aceites por ordem de inscrição.
NOTA 2: Se desejar, pode contribuir com um pequeno “texto-desafio” (vivência, citação de autor, etc.) de não mais de 500 caracteres, a enviar para rodadesaberes@ces.uc.pt.


Oficina organizada no âmbito do Ciclo de Metodologias "Roda de Saberes" | Sessão dinamizada por Raquel Ribeiro e Cristiano Gianolla (CES) | Contacto: rodadesaberes@ces.uc.pt

__________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, com inscrição obrigatória


Ciclo de Metodologias

Roda de Saberes III