Oficina | Roda de Saberes

Pesquisa colaborativa e saberes de experiência: recursos metodológicos da investigação biográfica e cartografia

29 de junho de 2020, 14h-17h/17h30-19h (GMT + 01:00)

Evento em formato digital

Enquadramento

Partindo de uma reflexão sobre o valor epistemológico e biopolítico de práticas colaborativasde investigação, esta Oficina propõe discutir coletivamente o lugar da experiência naprodução de conhecimento em ciências sociais e em psicologia. Através de um diálogo entre duas abordagens metodológicas colaborativas nas quais a experiência ocupa um lugar privilegiado – a pesquisa biográfica e a cartografia –, os/as participantes da Oficina são convidados/as a refletir sobre como o tema da experiência se articula com as ferramentas teórico-práticas que utilizam nas suas pesquisas. 

Para tanto, no seu formato digital a Oficina propõe como ponto de partida um exercício inspirado no instrumento de trabalho colaborativo das oficinas biográficas; pedimos aos participantes da Oficina que nos enviem até ao dia 27 de maio um pequeno texto de caráter autobiográfico motivado pelas seguintes questões: qual o lugar da experiência nas suas estratégias de produção de conhecimento? Quais os pressupostos teóricos subjacentes ao seu trabalho com/sobre a experiencia? Quais os efeitos éticos e/ou epistemológicos que podem advir da consideração da experiência no seu trabalho? Quais os desafios teóricos e práticos que enfrenta nas suas práticas concretas e que têm relação com o papel desempenhado pela experiência (sua e/ou dos participantes da pesquisa) no seu trabalho académico?

A Oficina estará dividida em duas partes. Na primeira, a ser realizada das 14h às 17h, tomaremos como ponto de partida as narrativas enviadas previamente pelos participantes. A discussão coletiva suscitada pelos textos autobiográficos servirá como forma de acolher as questões, interesses e dificuldades dos/as participantes da Oficina e uma forma de apresentar os pressupostos teórico-práticos dasoficinas biográficas e da abordagem da cartografia. Apresentaremos também exemplos concretos de pesquisas conduzidas pelas dinamizadoras – no caso das oficinas biográficas, a partir de investigações com participantes migrantes, e, no da cartografia, em uma pesquisa-intervenção participativa na área desaúde mental.Tal discussão coletiva procurará colocar em prática as diretrizes de ambas as metodologias, baseadas no acolhimento de experiências concretas e na partilha da produção de conhecimento.

Na segunda parte da Oficina, a ser realizada das 17h30 às 19h, exploraremos as ressonâncias da discussão realizada na primeira parte da Oficina, propondo-se uma avaliação conjunta das relações entre a experiência das facilitadoras e dos/as participantes em diferentes abordagens metodológicas; procuraremos também consolidar uma avaliação relativamente às possibilidades de utilização e aos limites das ferramentas metodológicas da pesquisa biográfica e da cartografia. 

NOTA: Esta oficina está limitada a 10 participantes, que serão aceites por ordem de inscrição.

Oficina organizada no âmbito do Ciclo de Metodologias "Roda de Saberes"

Esta sessão será dinamizada por Elsa Lechner (CES) e Letícia Renault (Investigadora em Pós-doutoramento, CES) |

Contacto: rodadesaberes@ces.uc.pt


Ciclo de Metodologias

Roda de Saberes II