Seminário

Oguatá/Atagbá: Caminhando com novas conversas pelas vias das Epistemologias do Sul | Sessão I

25 de maio de 2020, 14h00-18h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Programa

14h00 às 14h30
Título: A construção de planos populares como estratégia de resistência aos projetos urbanos hegemônicos
Interveniente: Alex Ferreira Magalhães

Apresentação: A Reflexão é sobre a metodologia de construção de projetos de extensão, particularmente a respeito do tipo de interação estabelecida entre universidade e agentes sociais enraizados em comunidades de baixa renda, 'público-alvo' frequente da extensão. Problematiza experiências de projetos que visam fortalecer categorias sociais vulneráveis, mas que não são de iniciativa desses, sendo propostas "de fora para dentro", colocando o problema da legitimação do projeto no seio dos ‘beneficiários’. Aborda o protagonismo de cada agente envolvido e da constituição das 'comunidades' como sujeito das ações realizadas. Tal dilema é frequentemente colocado nas experiências de extensão, bem como em âmbitos análogos, como o da atuação das ONGs. A proposta é revisitá-lo sob o referencial das epistemologias do sul, a fim de postular referências para (re)estruturar ações atuais e futuras.

Nota Biográfica: Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Investigador em Pós-Doutoramento no CES; área de estudo: Urban Law; Favelas; Slums; Land; CPLP.


14h30 às 15h00
Título: Mestres dos saberes e universidade: Tradições cênico-poético-musicais do Recôncavo baiano (Proext-MEC, UFBA/UNEB)
Interveniente: Eloísa Leite Domenici

Apresentação: As atividades deste projeto procuraram criar relações de inteligibilidade mútua entre a universidade e as comunidades tradicionais nas interações com os mestres, grupos artísticos, professores e alunos. Trabalha a ecologia dos saberes e tradução intercultural, dois procedimentos com que se constroem as Epistemologias do Sul.

Nota Biográfica: Eloísa Domenici é professora Associada da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, Brasil), artista da Dança e pesquisadora das chamadas manifestações populares brasileiras, com foco nas corporalidades e epistemologias locais.


15h00 às 15h30
Título:
Interprofissionalidade em Saúde no estado de Alagoas: desafios à integração Ensino/ Serviço / Gestão/Comunidade entre UFAL, Uncisal e SMS Maceió.
Interveniente: Emilene Andrada Donato

Apresentação: Será apresentada a experiência complexa e híbrida que articulou Ensino-Gestão-Pesquisa-Extensão no estado de Alagoas, encontrando princípios concernentes à ecologia de saberes e linha abissal, a partir do contexto do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde GRADUASUS 2016-2018 da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió - Alagoas, e tendo a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) como convidada, decorrente da estratégia do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAÚDE), em implementação no país desde 2005.

Nota Biográfica: Professora da Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (UNCISAL), psicóloga da prefeitura de Maceió - Alagoas (Secretaria Municipal de Saúde), e doutoranda visitante no CES da Universidade de Coimbra, vinculada ao doutorado da Universitat Autonòma de Barcelona - Espanha.


15h30 às 16h00
Título: Nosso Ateliê Animado - Ateliê de Artes para Crianças
Interveniente: Mauricio Virgulino Silva

Apresentação: O Nosso Ateliê Animado - Ateliê de Artes para Crianças é uma ação de extensão ligada a uma disciplina de graduação de formação de professores da ECA/USP, que atende crianças com idades de 6 a 11 anos. Será apresentada aqui a experiência que aconteceu no 1o semestre de 2015, com 20 crianças e estudantes de Educomunicação e Pedagogia, que desenvolveram um projeto chamado Seres Imaginários, trabalhando com diversas linguagens artísticas e que pode estabelecer um melhor ecossistema educomunicativo.

Nota Biográfica: Mauricio Silva, Doutorando em Artes do PPGAV / ECA / USP,  Doutorando Visitante no CES/UC, Licenciado em Educomunicação (ECA / USP).


16h00 às 16h30
Título: Ojapo Tape Oguata Hina: Se Faz Caminho ao Andar. Ecologia de Saberes e Extensão Universitária.
Interveniente: Célia Maria Foster Silvestre

Apresentação: A partir das atividades de ensino, pesquisa e extensão entre os Kaiowá e Guarani (MS, Brasil), avalia-se o lugar da extensão universitária na produção de conhecimentos e sua validade para uma ecologia de saberes nas Ciências Sociais, na perspectiva sul/sul.

Nota Biográfica: Célia Maria Foster Silvestre é docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Brasil, em Estágio pós-doutoral no CES/UC, desenvolvendo pesquisa com o tema Colonialismo, direito e teko porã (bem viver): por uma epistemologia kaiowá e guarani.


16h30 às 17h00
Título: Laikos, uma experiência de enfrentamento à intolerância religiosa e ao racismo na Bahia.
Interveniente: Saskya Miranda Lopes

Apresentação: A proposta é apresentar a trajetória do projeto de extensão universitária Laikos, do curso de Direito da UESC (Ilhéus- Bahia) em defesa do Estado laico e da igualdade material entre as pessoas no Estado Brasileiro. Situar o problema do racismo e do racismo religioso no Brasil e na Bahia, o Estado com maior população negra no país.

Nota Biográfica: Saskya Lopes é Professora Assistente do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e doutoranda em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas pela Universidade de Coimbra.


17h00 às 17h30 
Título: Da Extensão Universitária à Pesquisa sobre Patrimônio Afro-brasileiro: memórias, museu educação antirracista
Interveniente: Solange Banto Rocha

Apresentação: Nesta comunicação serão apresentadas reflexões de pesquisas sobre patrimônio cultural, museu e população negra, desenvolvidas na Universidade Federal da Paraíba, em projetos oriundos da Extensão Universitária e em diálogos com movimentos sociais. De forma ampla, serão expostas as possibilidades da construção de um lugar de memória/museu afro-atlântico, para divulgação de experiências da população negra e suas relações com diferentes sujeitos sociais, tendo como base uma prática educativa comprometida com uma perspectiva emancipatória, antirracista e decolonial.

Nota Biográfica: Solange P. Rocha, Historiadora, Professora da Universidade Federal da Paraíba, vinculada aos cursos de graduação e pós- graduação em História e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas/NEABI. Atualmente, desenvolve Estágio Pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra/CES-UC sobre patrimônio cultural, memórias, educação e diáspora africana.

17h30 às 18h00 – Comentários e Encerramento