PENSAR A COMIDA, PENSAR O MUNDO

Oficina IV

24 de novembro de 2020, 15h30-17h30 (GMT)

Evento em formato digital

Programa

Moderação: Maria Paula Meneses (CES)


Apresentações::

As iniciativas de combate ao desperdício alimentar em Portugal - Andrés Spognardi (CES)

Resumo:
Ao longo da última década, o aumento das desigualdades económicas e a crescente preocupação em torno de questões como as alterações climáticas e a segurança energética fizeram aumentar o escrutínio sobre a sustentabilidade social e ambiental do sistema de produção e consumo de alimentos. Em Portugal, uma variedade de atores, oriundos, sobretudo, da economia social e solidária, tem vindo a desenvolver um número crescente de iniciativas que visam a redistribuição e/ou revenda de parte do excedente alimentar. Esta apresentação descreve essas experiências e discute o papel desses atores enquanto agentes de desenvolvimento das políticas públicas locais e nacionais.


Saberes e sabores na comunidade de prática do projeto URBiNAT - Gonçalo Canto Moniz e Nathalie Nunes (CES)

Resumo:
O projeto URBiNAT, financiado pela União Europeia, visa a co-criação de soluções inspiradas na natureza para a regeneração urbana de áreas de habitação social de sete cidades europeias. O consórcio reúne 28 parceiros em 15 países (europeus e de outros continentes), incluindo municípios e autoridades locais, empresas, instituições tecnológicas e centros de investigação, no intuito de desenvolver corredores saudáveis no espaço público com a população e as partes interessadas das suas áreas de intervenção. Na primeira metade do seus 5 anos de implementação, o projeto promoveu o estabelecimento de laboratórios vivos nas suas cidades, no âmbito dos quais técnicos, académicos e cidadãos têm partilhado os seus saberes, nomeadamente na co-criação de soluções inovadoras baseadas na natureza. Exemplo disso é a troca de experiências, entre parceiros de diversas cidades, quanto à implementação de hortas comunitárias, jardins sensoriais, mercados solidários de produtores locais ou ainda de cozinhas comunitárias. Pretende-se assim partilhar neste seminário algumas experiências, desafios e oportunidades desta comunidade de prática e de interesses.


Hortas caseiras e soberania alimentar: Experiências urbanas em tempos da COVID em Moçambique - Boaventura Monjane (PhD em Pós-colonialismos e Cidadania Global, CES/UC - Defesa por realizar. Investigador pós-doutorado em Estudos Agrários, PLAAS, University of the Western Cape)

Resumo:
A decretação e implementação do Estado de Emergência no contexto da pandemia da COVID-19 em Moçambique possibilitou o desencadeamento de um movimento que, embora não novo no contexto da cidade de Maputo, ilumina novas reflexões sobre o papel da agricultura urbana na construção da soberania alimentar. Esta contribuição pretende olhar e analisar as experiências de hortas caseiras sobretudo no seio da juventude trabalhadora de classe 'média', que se alastrou um pouco por Maputo e Matola durante os meses em que esteve em vigor em Moçambique o Estado de Emergência.