Seminário #14 | «Conversas Desconfinadas»

Eleições e democracia

Carla Luís (CES)

6 de outubro de 2020, 16h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Comentários de Alexandre de Sousa Carvalho, Elísio Estanque (CES/FEUC) e Cristiano Gianolla (CES)

Décima quarta sessão do ciclo de seminários «Conversas Desconfinadas». A Democracia tornou-se a norma a nível mundial e as eleições são um elemento central. No entanto, assistimos recentemente a novas ameaças aos sistemas democráticos, até nas denominadas democracias consolidadas. As eleições e osseus resultados estão muitas vezes no cerne destas dinâmicas. Nesta apresentação propomos uma revisitação dos elementos centrais relativos a uma eleição. O objetivo é analisar quais os pontos mais problemáticos, observando de que forma se podem cruzar com dinâmicas populistas. Propomos, como conclusão, sublinhar a crescente importância de uma análise cuidada, demonstrando como uma potencial violação da sua integridade pode conduzir a resultados problemáticos, constituindo um risco à própria Democracia.

Os seminários das «Conversas desconfinadas», de acesso livre, centram-se na pandemia, nas suas implicações nas múltiplas dimensões que preocupam a comunidade CES, entre outros temas que importam debater atualmente.

_______________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom e está limitada ao número de vagas disponíveis:
https://us02web.zoom.us/j/89020342918

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.


Ciclo de Seminários Online

Conversas desconfinadas