Colóquio | 3.ª SESSÃO

Notas biográficas

3ª Sessão - 26/03

10h às 13h: As Periferias, produção cultural e a questão racial

Ana Rita Alves. O Gueto: racialização, memória e resistência.

• Licenciada em Antropologia e Mestre em Migrações Inter-etnicidades e Transnacionalismo pela FCSH-UNL. É doutoranda no Programa Human Rights in Contemporary Societies do CES-UC e integra os Projectos de Investigação COMBAT e EXPERTS. É também parte do Grupo CHÃO - Oficina de Etnografia Urbana.

Henrique Duarte Lima. Apropriação dos ritmos do candomblé pela música popular brasileira: vozes periféricas e (re)existências culturais.

• Jornalista graduado pela UFBA, atua no campo da comunicação, audiovisual e música. Foi produtor do programa Soterópolis, da TVE-Bahia, e gestor de conteúdos do site da emissora entre 2012 e 2015. Fundou a produtora Onan Filmes, em 2014, quando iniciou sua pesquisa sobre a musicalidade do candomblé, que originou o documentário ‘Orin: música para os Orixás’ (2018).

Carlos Guerra Júnior (“Mossoró”). A música rap em confronto à xenofobia e ao racismo em Portugal.

• Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra, é mestre em Comunicação e Jornalismo pela mesma Universidade. Bolsista Capes no Programa de Doutoramento Pleno no Exterior – Processo: BEX 2257/15-7. Participou da organização de eventos ligados ao papel do rap como ativismo político, que é o tema da sua pesquisa de doutoramento. É militante do movimento hip hop, atuando como RAPentista, uma mistura entre e repente, ritmo do Nordeste do Brasil. Realizou um projeto de ecologia dos saberes, junto ao professor Boaventura de Sousa Santos e o produtor musical Aristeo Pantoja, de transformar as aulas do sociólogo português em letras de rap. Esse trabalho resultou na publicação das letras no livro do professor Boaventura Santos “Na Oficina do Sociólogo Artesão”. Além disso, publicou artigos e apresentou seminários e palestras apresentando trabalhos em torno da temática do rap como representação pós-colonial e contra-hegemônica. É ainda jornalista e radialista por formação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui MBA em administração e marketing esportivo pela Faculdade Nordeste.

15h às 18h: As Periferias, a questão da educação e o papel das instituições de ensino nas lutas pelo direito à cidade.

Ana Cristina Leal Ribeiro. Educação Emancipatória: práticas e saberes.

• Mulher negra, mãe, educadora social, moradora de favela, feminista, ativista e graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia. Está em Coimbra como bolsista pelo Programa Abdias Nascimento - CAPES/SECADI - UFBA/CES. Participa do Coletivo Refavela, bairro Beiru, Salvador/Brasil, desenvolvendo atividades socioeducativas e culturais com crianças/adolescentes.

Marcos Gomes. Experiência docente em escolas de periferia.

• Professor de História pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná; mestre em Ciências Sociais (UEL); doutorando em Democracia no século XXI (CES-FEUC).

Gustavo García López. Planificación insurgente y el derecho a la ciudad ante el colonialismo del desastre en Puerto Rico.

• Escuela Graduada de Planificación, Universidad de Puerto Rico - Rio Piedras