2.º Colóquio

Periferias e suas transformações recentes

12 de fevereiro de 2019, 10h00-18h00

Sala 1, CES | Alta

Oradoras/es

Juliana Blasi Cunha
Doutora em Antropologia Social pelo PPGAS/USP e pós- doutoranda PNPD-Capes no PPGSP/UENF-Brasil. Atualmente, estou num período de afastamento para pesquisa no exterior como investigadora convidada no ISCTE-CIES-IUL, Lisboa-Portugal. Trabalho com temas relacionados à Antropologia Urbana e, mais especificamente, com favelas, políticas habitacionais, associativismo e segregação sócio espacial. Sou pesquisadora colaboradora do GEAC/USP e do LeMetro/UFRJ.

Patricia de Menezes Cardoso
Doutoranda em Pós-Colonialismos e Cidadania Global do CES/FEUC. Participa há 18 anos das lutas pelo direito à terra e moradia no Brasil, integra o coletivo fundador do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e atua como advogada colaboradora do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba.

Ricardo Luiz Chagas Amorim
Economista pela USP, mestre e doutor pela UNICAMP. Foi pesquisador do IPEA, diretor no Ministério de Desenvolvimento Social e analista na ABDI, agência do Ministério da Indústria e Comércio. Foi professor nas universidades Mackenzie, PUC-SP e FACAMP. Tem estudos em Economia Brasileira e Teoria do Desenvolvimento. Atualmente é pós-doutorando no CES.

Valeria Ena
PhD student at the Faculty of Architecture, Universidade de Lisboa. She began to research the process of construction of Rio de Janeiro’s favelas in 2013 while completing her final honours dissertation for the Bachelor of Philosophy at the Università Statale di Milano. Valeria earned both her Bachelor and Master in Architecture at the Politecnico di Milano.

Velha Capital
Mediador: Carlos Guerra Júnior "Mossoró"

Juliano Costa Tapajós (Algoritmo 42) – Músico/ Produtor/Dinamizador de eventos e Cofundador do colectivo a Velha Capital. Envolvido na criação de diversas iniciativas culturais na cidade de Coimbra e mais recentemente curador artístico na cimeira europeia alternativa.

Luciana Carmo dos Santos – Brasileira, é artivista voltada às minorias políticas, poeta, gestora cultural e performance griot. Nascida no Jardim Ângela (SP), frequentou a Universidade Presbiteriana Mackenzie como bolsista PROUNI. Radicada em Portugal, é mestranda em filosofia na Universidade de Coimbra, cidade onde foi presidente da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros 2017/2018 e campeã do SLAM 2017. Coorganizadora e curadora da cimeira cultural THE ART OF ORGANIZING HOPE – NEW NARRATIVES FOR EUROPE, foi portadora de uma carta dirigida à Europa com a assinatura de 24 entidades ambientais, indígenas, negras e ciganas do Brasil. Evento realizado na Bélgica, celebrou os cem anos do armistício da I Guerra Mundial com a participação de 50 países. Lá, encenou a performance PANTÃ – O ETERNO RETORNO DO ENCONTRO, peça mobilizada em relação à luta dos povos originários brasileiros. Investiga e desenvolve projetos aliando o ensino através da sensibilização estética e a resistência política pela arte.

José Miguel - Produtor cultural no Jazz ao Centro e criador do Arquivo Digital do Centro Histórico de Coimbra.

David Mendes "Eterno" - Fundador do coletivo Velha Capital, que já realizou ações em prisões e escolas da cidade, bem como é organizador do As Beiras do Hip Hop, evento que acontece anualmente e que contempla grupos de rap de pequenas cidades, bem como vilas e aldeias dos arredores de Coimbra.

Ruze Soldado Zeru - Rapper pioneiro da cidade de Coimbra, que está no ativo desde 1993. Ruze possui dois EP´s e um álbum gravado. Ele é criador do Projeto "União vs Exclusão", que aconteceu no início dos anos 2000 e realizava atividades culturais nos bairros sociais Relvinha e Rosa. O grupo pioneiro dele, "Da Kilander Gueto", contemplava imigrantes angolanos, que trabalhavam na cidade e estavam fora do contexto universitário.

Carla Mendes - Cresceu num Bairro social, situado na periferia da cidade de Coimbra. Licenciada em Animação Socioeducativa (Escola Superior de Educação de Coimbra/ESEC), com pós-graduação em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local (ESEC) e Gestão de Projetos (Universidade Católica de Lisboa). Atualmente frequenta Mestrado em Intervenção Social na FEUC. Aliando a sua experiência pessoal à formação académica, desde 2003, que desenvolve intervenção social em contextos vulneráveis da cidade de Coimbra, tendo o seu enfoque na promoção da inclusão social e igualdade de oportunidades, de crianças e jovens, com recurso à Educação Não Formal e criação de redes de parceiros.

Zita Bacelar Moura - É formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Educação de Coimbra e Mestre em Jornalismo pela Universidade de Coimbra. Dissertou sobre fake news e as suas implicações sociais e políticas na sua tese de mestrado, e prossegue essa linha de investigação. É repórter e fotojornalista voluntária com o Jornal Mapa desde 2014, e fez um estágio com o Jornal Público em 2016. As suas maiores preocupações a nível profissional prendem-se com a política no jornalismo, activismo social e o impacto da propaganda e das fake news na sociedade.

CódigAtómiko –  A associação CódigAtomiko surge através do grupo de jovens informal do Projeto Trampolim E6G, que com o passar do tempo transformou a constituição de uma Associação uma ambição. Após terem trabalhadas e desenvolvidas as competências necessárias e realizado trabalho de voluntariado por parte de um grupo coeso de jobens, a ambição concretizou-se e foi criada a Associação CódigAtomiko no dia 11 de Janeiro de 2019. Esta é  constituida por 20 associados, sendo 9 destes jovens residentes do Planalto do Ingote, e (ex)membros do grupo de jovens. Os objetivos fundamentais desta Associação são garantir o bem estar e apoiar a suprir as necessidades e problemáticas da comunidade do Planalto do Ingote, através do desenvolvimento de atividades artísticas, culturais, recreativas, desportivas e ambientais, mais especificamente, junto das crianças e jovens, mas também estabelecer parcerias no que respeita às várias áreas do conhecimento, designadamente com recurso a intercâmbios de profissionais e jovens.