Escola de Inverno do Programa de Investigação Epistemologias do Sul
Ecologias Feministas de Saberes
21 a 24 de Janeiro de 2019
Sala 1 e Sala 2, CES | Alta
Notas Biográficas
Agnes Arruda
Doutoranda e Mestra em Comunicação pela Universidade Paulista. Professora Coordenadora dos Cursos de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Mogi das Cruzes
Begoña Dorronsoro
Graduada em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade do Pais Basco (U.P.V.-E.H.U.) Espanha Com experiência de mais de 10 anos, trabalhando e militando em diversas ongds bascas, em cooperação internacional para o desenvolvimento dos póvos, com organizações indígenas principalmente de Colombia, Bolivia e Guatemala. Volta a academia para fazer o Mestrado em Estudos Feministas e de Gênero, também na Universidade do Pais Basco, com a entrega final da tesina do grado "Contextualizando la descolonización del feminismo desde la perspectiva indígena. Una mirada múltiple" 2009 (não editada)
Catarina Martins
Catarina Martins é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. Foi leitora, durante vários anos, na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar. É Doutorada em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra (2008). Tem publicado sobre temas de estudos feministas e pós-coloniais, literatura comparada, literatura de expressão alemã e literaturas africanas, em particular de mulheres. De entre as suas actuais áreas de investigação destacam-se os estudos pós-coloniais e os estudos feministas, associados a temas e problemáticas das literaturas e culturas. è docente em programas de Doutoramento em Estudos Feministas, Estudos Pós-Coloniais e Estudos de Literatura e Cultura.
Gaia Giuliani
Gaia Giuliani (Doutoramento: Universidade de Turim, 2005; Pós-doutoramento: Universidade de Bolonha, 2009; Universidade de Tecnologia de Sydney (2010). É investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra (PT) (2015-2021) e membro fundador do InteRGRace - Interdisciplinary Research Group on Race and Racisms (2014- FISPPA, Universidade de Pádua). No 2018 ela obtive o título de Profesora Auxiliaria em Filosofia politica na Itália (ASN 2017, Italy). No mesmo 2018, ela virou-se Principal investigator do projeto financiado pela FCT "(DE)OTHERING: Desconstruindo o Risco e a Alteridade: guiões hegemónicos e contra-narrativas sobre migrantes/refugiados e "Outros internos" nas paisagens mediáticas em Portugal e na Europa " (2018-2121): POCI-01-0145-FEDER-029997. Foi assistente de investigação em Teoria Política e Estudos Coloniais e Pós-coloniais, na Universidade de Bolonha, Itália, no Departamento de Ciência Política e Social (2013-2015), e orientadora universitária no Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge (2015). Foi Professora Honorária Visitante na Universidade de Tecnologia de Sydney, NSW (2007-2010), na Universidade de Leeds (2013), no Goldsmiths College, Universidade de Londres (2014), no Departamento de Sociologia, Universidade de Cambridge (2017), no Departamento de História, na Universidade Fordham, Nova Iorque (2018) e no Birkbeck Institute for Humanities, Universidade de Londres ( 2018).
Joacine Moreira
Joacine Katar Moreira nasceu na Guiné-Bissau em 1982, é feminista e activista negra. É Doutora em Estudos Africanos e Investigadora do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE. Possui uma licenciatura em História Moderna e Contemporânea - vertente de Gestão e Animação de Bens Culturais e um mestrado em Estudos do Desenvolvimento. A sua perspectiva é interdisciplinar, trabalhando em simultâneo sobre questões de género, das violências e da política em geral, as questões do Desenvolvimento, das intervenções sociais e internacionais e dos movimentos cívicos. É presidenta e fundadora do INMUNE - Instituto da Mulher Negra em Portugal, fundada por 27 mulheres de diversas áreas e que lutam contra a invisibilização e o silenciamento de mulheres, jovens e meninas negras na História e no tempo presente e tem participado activamente no debate público sobre o racismo, o colonialismo e a Escravatura.
José Manuel Mendes
José Manuel Mendes é doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce as funções de Professor Associado com Agregação. Investigador do Centro de Estudos Sociais, tem trabalhado nas áreas do risco e da vulnerabilidade social, planeamento, políticas públicas e cidadania. É coordenador do Observatório do Risco - OSIRIS, sediado no Centro de Estudos Sociais, e Diretor da Revista Crítica de Ciências Sociais.
José Miguel Pires
José Miguel Pires, nascido a 9 de janeiro de 1980, licenciado em Animação Socioeducativa pela Escola Superior de Educação de Coimbra.
Desde 1997 que trabalha em projetos de educação e de intervenção comunitária, especialmente dedicados ao trabalho com crianças e jovens. Adepto da Educação Não-Formal, usa-a como ferramenta de motivação para a aprendizagem significativa de temáticas relacionadas com Direitos Humanos e Justiça, sempre em sintonia com as metodologias formais, seja no contexto escola em conjunto com os/as professores/as, na comunidade/ ou bairro através de associações, ou em atividades informais e pontuais.Enquanto membro da AJPaz – Ação para a Justiça e Paz, desde 2007, especializou-se na área das Economias Solidárias, tendo aperfeiçoado, em conjunto com as comunidades envolvidas e tomando como exemplo as experiências anteriores (AJPaz e Inloco), um formato metodológico para os Mercados Solidários/ Sociais que considera ser um valioso instrumento de transformação social.
Atualmente reside em Coimbra e trabalha em regime free-lancer com diversos projetos que vão da Educação à área comercial.
Luciane Lucas dos Santos
Luciane é investigadora sénior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando e co-coordenando o Núcleo de Investigação Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). Também integra, como membro permanente desde 2008, o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL-CES). Foi professora visitante no Brasil, na Universidade Federal do Sul da Bahia, tendo atuado como parte da equipa docente do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES/UFSB). Anteriormente, foi parte da equipa de investigação do Projeto Alice - Espelhos Estranhos, Lições Insuspeitas, projeto internacional financiado pela European Research Council sob a coordenação de Boaventura de Sousa Santos. É mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo concluído o doutoramento há 14 anos. Tem trabalhado como docente há quase 20 anos, com uma longa carreira acadêmica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Depois de lecionar, investigar e escrever por longo tempo sobre as questões do consumo, tem dedicado os últimos seis anos ao tema das economias subalternas a partir de uma perspetiva feminista. Seus principais temas de interesse no âmbito da investigação, da supervisão e da docência são: feminismos pós-coloniais, estudos pós-coloniais e decoloniais da Economia e do consumo, Economia Feminista, Estética Feminista, pobreza e desigualdade social numa perspetiva interseccional, Economia Solidária, o Sul Global no contexto europeu.
Luísa Valle
Luísa Valle é graduada em direito (USU/RJ, Brasil), especializada em direito público e gestão pública (UniCEUB, Brasil), mestra em direito (UnB, Brasil) e em ciências sociais e jurídicas (UPO, Espanha). Atualmente é doutoranda do programa Democracia no Século XXI, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Os principais temas de interesse e investigação com os quais trabalha são: ecofeminismos, epistemologias do sul, direitos humanos, ética, pedagogia ambiental, teorias decoloniais, feminismos decoloniais, justiça social, democracia, ecologia política e pós-colonialismo. Participou, na qualidade de investigadora doutoranda, do projeto COMUNIX - participação ativa de jovens na governação de áreas comunitárias - implementado no Centro de Estudos Sociais, financiado ao abrigo do programa Erasmus+ - Programa para a Educação, Formação, Juventude e Desporto, gerido pela Agência Nacional para a Juventude -, no período de 2 de maio de 2017 até 31 de dezembro de 2017.
Rita Kacia Oliveira
Rita Kacia Oliveira integra o Gabinete de Gestão de Projetos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É licenciada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Funcionária do CES desde 2008, fez parte do Gabinete de Eventos Comunicação e Imagem, enquanto responsável pela gestão de eventos, até 2013, altura em que passou a assumir funções de Secretária Executiva do projeto ALICE - Espelhos Estranhos, Lições imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do Mundo, coordenado por Boaventura de Sousa Santos. Com larga experiência na produção de eventos científicos e culturais, antes de fazer parte da equipa de funcionárixs do CES colaborou na organização de exposições, palestras de âmbito cultural e concertos. Foi mediadora cultural da Exposição Coimbra-Aix-enProvence (Convento de São Francisco, 2007). Fez parte da organização do I Prémio de Pintura da Galeria Santa Clara. Colaborou como assistente de apoio à investigação do projeto "Territórios Europeus numa perspectiva comparada". No CES acumula funções de tradutora de português-inglês e em regime de freelancer traduziu um considerável número de artigos e relatórios para instituições e investigadorxs nacionais e internacionais. Faz parte do conselho editorial do ALICE News, sendo responsável pela gestão da plataforma de informação e dos seus conteúdos.
Sandra Silvestre
Sandra Silvestre é licenciada em Relações Internacionais pela FEUC, com formação especializada na área da Educação para os Direitos Humanos (EYCB/COE). Entre 2002 e 2011 foi dirigente associativa da ONGD AJPaz - Ação para a Justiça e Paz, onde coordenou e animou diversos projetos socioeducativos, nacionais e internacionais.
Recentemente, tem-se dedicado a projetos de cidadania, democracia participativa, igualdade e direitos humanos. Entre 2014 e 2016 no Grupo Aprender em Festa (Gouveia), entidade com a qual continua a colaborar, e, em 2016-2017, na iniciativa nacional Roteiro Cidadania em Portugal promovido pela ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade. Em 2018, colaborou ainda com a Rede Inducar no projeto Desafia-Te promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. Desde cedo que está ligada ao teatro escolar, universitário, amador e profissional. Em 2004, começou a desenvolver atividades de Teatro da|o Oprimida|o, depois de uma primeira formação com curingas do CTO-Rio.Tem continuado a fazer formação nesta área e das atividades realizadas destaca-se o trabalho com a Fundação Ernesto Roma/Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal. Iniciado em 2010, este projeto na área da educação terapêutica teve recentemente uma apresentação de Teatro Fórum da peça "Sala da Desespera" no Grande Encontro da Diabetes.
Sílvia Roque
Sílvia Roque é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutorada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2014). Realizou ainda um mestrado em Estudos Africanos (2007), no ISCTE-IUL-Instituto Universitário de Lisboa, e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2002). Desde 2005 tem trabalhado em projectos de investigação no domínio das Relações Internacionais, em particular na área de Estudos para a Paz. Para além da Guiné-Bissau e de El Salvador, países onde concentrou a maior parte da sua investigação, colaborou ainda em projectos de investigação em Portugal e em Moçambique. Além disso, tem colaborado com organizações da sociedade civil e organizações internacionais na realização de estudos, formação e cooperação que visem a compreensão e a diminuição de várias expressões de violência.
Teresa Cunha
É doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde ensina em vários Cursos de Doutoramento; co-coordena o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP), os ciclos do Gender Workshop e das Oficinas das Epistemologias do Sul e o Programa de Investigação Epistemologias do Sul. É investigadora associada do CODESRIA e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Em 2017, foi agraciada com a Ordem de Timor-Leste pelo Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos; mulheres transição pós- bélica, paz e memórias; outras economias e economias feministas; direitos humanos. Tem publicados vários livros e artigos científicos em diversos países e línguas dos quais se destacam: Women InPower Women. Outras Economias criadas e lideradas por mulheres do sul não-imperial; Never Trust Sindarela. Feminismos, Pós-colonialismos, Moçambique e Timor-Leste; Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver; Elas no Sul e no Norte; Vozes das Mulheres de Timor; Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem; Feto Timor Nain Hitu - Sete Mulheres de Timor»; Andar Por Outros Caminhos e Raízes da ParticipAcção.
Vannessa Alves Carneiro
Doutoranda do Programa Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra. Mestra em Direitos Humanos e Cidadania, pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, da Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Políticas Públicas para la Igualdad en América Latina, pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Especialista em Relações Internacionais pela UnB. Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília. Trabalhou em organismos internacionais como: FLACSO, Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU). Seus temas de interesse estão relacionados aos direitos humanos, à educação em direitos humanos, à pedagogia crítica e aos feminismos. Atualmente, é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil.