Seminário

Colonialismo energético, desastres climáticos e justiça ambiental: reflexões de Porto Rico

Ruth Santiago (Ativista ambiental)

17 de outubro de 2019, 15h00

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Neste seminário, no âmbito da Oficina de Ecologia e Sociedade (ECOSOC,CES), Ruth Santiago, reconhecida ativista ambiental de Porto Rico, falará sobre as lutas pela justiça ambiental e pela organização  comunitária sobre energias renováveis, no contexto do colonialismo e dos desastres climáticos em Porto Rico. A atividade será moderada Gustavo García López (CES).

A ideia é que conversemos informalmente no contexto da emergência climática e da mobilização pela justiça ambiental  e climática e  transição energética justa. Será  também   um espaço informal para  discutir  possíveis pesquisas colaborativas  entre academia e resistências de Portugal e Porto Rico.


Nota biográfica

Ruth Santiago é fundadora do Comitê de Diálogo Ambiental, um grupo comunitário de justiça ambiental em Salinas e Guayama, no sudeste de Porto Rico. Participa  da Iniciativa do Projeto Ecológico da Bahia de Emprego IDEBAJO, um grupo de organizações comunitárias e ambientais, e da campanha Queremos Sol, uma aliança multissetorial, que busca que 100% de energia seja  renovável em Porto Rico. Foi ainda Embaixadora do Ar Limpo pela organização dos Estados Unidos, Justiça da Terra. As principais lutas que está  envolvida são em relação à planta de carbono AES em Guayama,  as centrais tóxicas que produzem e que estão depositando em todo Porto Rico desde 2002 e a transição  energética justs para o país.