Ciclo

20 a 22 de março de 2019

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Apresentação

A finalidade desta Cátedra é reconhecer e homenagear o trabalho de grande relevo científico que Boaventura de Sousa Santos desenvolveu enquanto Professor da Faculdade de Economia (FEUC) e Diretor do Centro de Estudos Sociais (CES) da Univerisdade de Coimbra. Com ela, a FEUC pretende também dispor de um instrumento valioso para aprofundar a sua internacionalização e para que, através de colaborações externas de grande prestígio, os seus Programas de Doutoramento reforcem o seu dinamismo e qualidade.

Assumiu-se que a Cátedra corresponde a um semestre em cada ano durante o qual se pretende assegurar a presença na FEUC de um cientista social de grande prestígio. Para além de, pelo menos, uma grande Conferência Pública, o detentor da Cátedra terá um programa de trabalho no âmbito dos seminários dos Programas de Doutoramento, designadamente daqueles que são organizados em cooperação com o CES. Procurar-se-á igualmente que, durante a estadia na FEUC, haja lugar à consolidação do trabalho de investigação cuja publicação venha a ser associada à própria Cátedra.

Sobre o Titluar da Cátedra em 2019

Lewis R. Gordon é um filósofo afro-judeu, pensador político, educador e músico, que nasceu na Jamaica e cresceu no Bronx, em Nova Iorque. É autor de inúmeros livros, incluindo What Fanon Said: A Philosophical Introduction to His Life and Thought. [Mais Informação]

Programa da Cátedra

Theory--Critical, Decolonial, Global, and Otherwise