Colóquio

A Europa em  Álvaro Siza:  Cidade, Democracia e Arquitetura

7 de dezembro de 2019, 10h00

Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves (Porto)

Comissão organizadora

Jorge Figueira, investigador principal e coordenador (EU)ROPA

Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (1992) e doutorado pela Universidade de Coimbra (2009). É professor associado e foi diretor do Departamento de Arquitectura da FCTUC, entre 2010 e 2017. Investigador e vice-presidente do conselho científico do Centro de Estudos Sociais, UC. Professor convidado do Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP. Foi pesquisador visitante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2018) e professor convidado da Escola da Cidade, São Paulo (2018, 2016, 2012). Autor de “A periferia perfeita. Pós-modernidade na arquitectura portuguesa. Anos 1960-1980 (Caleidoscópio, 2014). Curador de “Álvaro Siza. Modern Redux”, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2008); “Oscilações. Eduardo Souto de Moura”, Camões-Centro Cultural Português em Maputo e Beira, Moçambique (2016); “Físicas do Património Português. Arquitetura e Memória”, Museu de Arte Popular, Lisboa (2018/2019). Investigador Principal do projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (EU)ROPA – Rise of Portuguese Architecture.

Bruno Gil, co-investigador principal (EU)ROPA

Bruno Gil é Arquitecto e Investigador em Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais e Professor Auxiliar convidado no Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, onde é docente nas áreas de Teoria e História. Com uma abordagem cultural ao ensino e à investigação em arquitectura, ao visar simultaneamente as especificidades dos seus lugares e as redes de transferência de conhecimento, escreveu artigos para publicações como arq: Architectural Research QuarterlyDocomomo JournalWritingplace Journal, e Joelho, e em 2017 concluiu a sua tese de doutoramento intitulada Culturas de Investigação em Arquitectura: Linhas de pensamento nos centros de investigação, 1945-1974.

Nuno Grande

co-comissário da exposição ÁLVARO SIZA - (IN)DISCIPLINA e investigador (EU)ROPA

NUno Grande (Luanda, 1966).Arquitecto, curador e investigador em arquitectura. Professor Associado do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (DARQ/FCTUC). Professor convidado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, no curso de Mestrado e no programa de Doutoramento em Arquitectura. Licenciou-se em Arquitectura pela Universidade do Porto, em 1992, e doutorou-se, em 2009, pela Universidade de Coimbra. A sua tese de doutoramento centra-se na relação entre Cultura, Cidade e Arquitectura, e especialmente no papel dos grandes equipamentos culturais nos processos de regeneração urbana. É investigador no Núcleo de Cultura, Cidades e Arquitectura do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Foi responsável pela Programação cultural na área de Cidade e Arquitectura, do Porto 2001, Capital Europeia da Cultura. É membro da Secção Portuguesa da Association Internationale des Critiques d’Art (AICA).

Foi curador das seguintes exposições internacionais: Europa. Arquitectura Portuguesa em emissão, para a 1ª Trienal de Arquitectura de Lisboa, e para a 7ªa Bienal de Arquitectura de São Paulo, ambas em 2007 (co-curadoria de Jorge Figueira); O Ser Urbano. Nos caminhos de Nuno Portas, para Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura; Les Universalistes, 50 ans d'architecture portugaise, na Cité de L’Architecture at du Patrimoine, Palais de Chaillot, Paris (Abril-Agosto, 2016), e Neighbourhood. Where Alvaro meets Aldo (co-curadoria de Roberto Cremascoli), representação oficial portuguesa na 15ª Bienal de Arquitectura de Veneza (Maio-Novembro, 2016). Nuno Grande éautor de diferentes livros e ensaios sobre Arquitectura Portuguesa, e escreve ocasionalmente para publicações da especialidade em Portugal (JA, Arq/a), Espanha (El Croquis, Arquitectura Viva, 2G), Suíça (wb+w), Croácia (Oris), França (L’architecture d’aujourd’hui), Holanda (A10) e Japão (A+U).