Colóquio Internacional
Religião e Masculinidade. Modelos, práticas e transgressões
11 a 13 de outubro de 2018
Universidade Católica Portuguesa (Lisboa)
Apresentação
Completando um percurso que se iniciou com o estudo das Vozes e silêncios femininos na vida religiosa e se centrou depois na discussão do género como categoria de problematização e perspectivação das práticas de interioridade, este encontro propõe-se agora equacionar as modalidades de uma relação possível entre os sexos e de uma afirmação da masculinidade que está presente nos homens mas também nas mulheres. Modelos, práticas e transgressões são algumas das possibilidades de análise da realidade histórica, desde a Idade Média os nossos dias, que viabilizam uma compreensão teórica mas também vivida da realidade de género.
No mundo religioso, marcado pelas ideias de masculinidade desde o sacerdócio e as suas competências à vida religiosa, o masculino sobreleva e marca os modelos de imitação de Cristo e de santidade, sinais da entrega total a Deus numa solidão que se quer pobre e humilde mas exigente. A ele se associam particulares prerrogativas e funções no que se refere ao exercício da autoridade, à mediação religiosa, à interpretação e uso da palavra, às práticas e linguagens da interioridade.
Neste encontro, queremos refletir sobre os modelos e comportamentos de todos os que no trabalho pastoral ou na vida religiosa, na liturgia, nas devoções, na missionação e na pedagogia e catequese vivem esta marca da masculinidade que se propõe a todos (homens e mulheres) como modelo de comportamento.
Instituição organizadora: Centro de Estudos de História Religiosa (U. Católica Portuguesa)
Instituição colaboradora: CES/ POLICREDOS
Coordenação científica: Filomena Andrade, João Inglês Fontes, Tiago Pires Marques