Seminário Internacional

Posdemocracia, gênero e criminalidade global: aproximações tecnopolíticas desde os movimentos do Sul global

22 de janeiro de 2018, 11h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Notas biográficas


José Manuel Mendes, Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), coordenador do Observatório do Risco e Editor Chefe da Revista Crítica de Ciências Sociais.

Ana Raquel Matos é Investigadora do Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Estudos Sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES). É doutorada em Sociologia no âmbito do programa "Governação, Conhecimento e Inovação" com a tese "«Birthing democracy»: Between birth policies in Portugal and mothering new forms of democracy in Brazil". As suas áreas de interesse incidem em temas como "Democracia e Participação Pública", "Movimentos sociais e ação coletiva", "Participação dos/as cidadãos/ãs nos sistemas de saúde" e "Relação entre Ciência e Conhecimentos". Tem dedicado especial interesse à análise das ações de protesto enquanto mecanismos de participação cidadã em contextos deliberativos, sobretudo na área da saúde.

Jesús Sabariego. Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento com a tese "Os Direitos Humanos no Fórum Social Mundial: Uma nova ecologia social da identificação entre cultura e política para os movimientos sociais (2001 - 2005)". Bacharel em Humanidades (Arqueologia e História) e mestrado em Pedagogia para a habilitação docente (Filosofia). Professor de História Política e Social Contemporânea nos graus de Sociologia e Ciências Políticas na Universidade Pablo de Olavide até 2012. Coordenador (2001 - 2007) e professor (2006 - 2008) do Programa de Doutourado em Direitos Humanos e Desenvolvimento e do Núcleo de Direitos Humanos "José Carlos Mariátegui" (2004 - 2008), coordenador até 2012 dos programas universitários de cooperação com a ONU, União Europea e a Cadeira UNESCO em Participação Social. Professor e pesquisador visitante em universidades da América Latina e Europa, consultor para diversas organizações públicas e do terceiro setor. Meus interesses de pesquisa abrangem múltiples disciplinas das Ciências Humanas. Na atualidade desenvolvo uma investigação pós-doutoral, financiada pela FCT, dos movimentos sociais que surgiram no sul da Europa no contexto da crise global e suas relações com outros movimentos sociais no mundo. Algumas publicações, nomeadamente, "Você tem Direitos! Os Direitos Fundamentais" (2001); "La globalización de las relaciones entre cultura y política: Una nueva ecología social de la identificación" (2005); La democracia en proceso participativo: principios, fundamentos y requisitos" (2006); Los otros derechos humanos. Cultura, política y movimientos sociales en el Foro Social Mundial" (2007); "Estudio cualitativo de las demandas culturales de los universitarios andaluces" (2011). Como tradutor, fiz parte da equipe da primeira edição espanhola do livro "Crítica da Razão Indolente" (2003), de Boaventura de Sousa Santos.

Augusto Jobim do Amaral, Doutor em Altos Estudos Contemporâneos (Ciência Política, História das Ideias e Estudos Internacionais Comparativos) pela Universidade de Coimbra (Portugal); Doutor, Mestre e Especialista em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Pós-Graduação em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCCrim/mestrado e doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) junto à linha de Criminologia, Crime e Segurança Pública. Pesquisador-convidado do Ius Gentium Conimbrigae (IGC) - Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra, tendo experiência na área de Direito e História das Ideias, com ênfase em Criminologia, Direitos Humanos, Direito Penal e Processo Penal, Filosofia e Sociologia do Direito. Atua, principalmente, nos seguintes temas, hoje liderando o Grupo de Pesquisa "Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica": cultura penal, violência punitiva, direitos humanos; controle social e segurança pública; sociologia e filosofia políticas; criminologia, direito penal e processo penal.

Fernanda Martins, Professora na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUC/RS. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Teoria, Filosofia e História do Direito. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Bacharela em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Integrante dos Projetos de Pesquisa CNPq "Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica" (PUCRS), "As Fronteiras entre Tradição e Modernidade na Construção do Estado Brasileiro" (PUCRS) e "Bases para uma Criminologia do controle penal no Brasil: em busca da brasilidade criminológica" (UFSC). Bolsista CAPES e Advogada criminalista.

Charlotth Back, Mestre em Direitos Humanos e doutoranda da Universidade Pablo de Olavide e o Centro de Estudos Sociais. Coordenadora de projetos do Instituto Joaquín Herrera Flores para América Latina.

Sérgio Barbosa, Doutorando do Centro de Estudos Sociais, Mestre pela Universidade de Brasília e a Universidade Federal de Santa Catarina.