Seminário

Interfaces socioestatais e ecologia participativa

Lígia Helena Hahn Lüchmann (Universidade Federal de Santa Catarina)

29 de novembro de 2018, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Comentários: Giovanni Allegretti (CES)

Resumo

Temos testemunhado, nas últimas décadas, a expansão e a multiplicação de modalidades de participação política, em especial aquelas modalidades relacionadas ao envolvimento da população em programas e/ou políticas governamentais. Com o intuito de refletir sobre os desafios democráticos dessas práticas, os estudos têm apontado para três dimensões dessa expansão substancial das inovações participativas, quais sejam: a expansão mundial de determinados modelos, a exemplo do orçamento participativo; a expansão das áreas, ou temas, abordados no âmbito das modalidades participativas; e a pluralização e multiplicação dos atores e instituições que promovem e suportam programas e mecanismos de inovação participativa, em diferentes países ou contextos subnacionais. A partir disso, pretende-se abordar, mobilizando algumas dimensões, tanto no plano institucional (trajetórias, recursos e regras), quanto no da atuação dos agentes (políticos, burocráticos e sociais), a problemática das “interfaces” das interfaces socioestatais.

Nota biográfica

Lígia Helena Hahn Lüchmann
é Professora do Depto de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada à Linha de pesquisa “Movimentos sociais, participação e democracia”. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, com estágio de pós-doutorado pela University of British Columbia. Pesquisadora PQ/CNPq e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais (NPMS/UFSC). Tem estudado e publicado sobre os seguintes temas: associativismo, teoria democrática, instituições participativas e novos formatos de representação política.