Seminário

Epistemologias do sul: conflitos, resistências e alternativas de vida frente ao capitalismo extractivista e financeiro

28 de setembro de 2018, 15h00

Sala 2, CES | Alta

Notas biográficas

Alda Salomão é licenciada em Educação e Direito, tem um mestrado em Direito Ambiental e está a terminar o seu doutoramento em Estudos de Desenvolvimento Internacional e Terras na universidade de Utrech. É directora do Centro de Recursos e Apoio, Investigação e Formação sobre terras  TINDZILA em Moçambique. Tem trabalhado como consultora para organizações da sociedade civil e instituições moçambicanas sobre meio ambiente e território.

Begoña Dorronsoro é graduada em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade do Pais Basco (U.P.V.-E.H.U.) Espanha Com experiência de mais de 10 anos, trabalhando e militando em diversas ONGDs bascas, em cooperação internacional para o desenvolvimento dos povos, com organizações indígenas principalmente de Colômbia, Bolívia e Guatemala. Volta a academia para fazer o Mestrado em Estudos Feministas e de Gênero, também na Universidade do Pais Basco, com um trabalho com o título "Contextualizando la descolonización del feminismo desde la perspectiva indígena. Una mirada múltiple". Está a terminar o seu doutoramento no CES na Universidade de Coimbra.

Boaventura Monjane é um ativista social e jornalista moçambicano. Tem uma licenciatura em Jornalismo, pela universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo.Está a desenvolver o seu doutoramento no CES na Universidade de Coimbra. Lecionou webjornalismo e Comunicação Organizacional, como assistente estagiário na Escola de Comunicação e Artes da UEM. Boaventura trabalhou como jornalista independente para agências de informação e revistas internacionais, e tem publicado artigos de opinião e análise em jornais em Moçambique e no Brasil assim como em várias plataformas de informação e debete alternativos como o Pambazuka News. Militou em movimentos sociais tais como Via Campesina Internacional, onde integrou a equipa de comunicação do secretariado Internacional e a equipa de Advocacia da União Nacional de Camponeses em Moçambique.