Seminário

As teorias dominantes do desenvolvimento econômico e o deslocamento de objetivos

Ricardo Luiz Chagas Amorim

28 de junho de 2018, 15h00

Sala 2, CES | Alta

Resumo

A problemática do desenvolvimento entrelaça-se com o próprio surgimento da economia como campo do conhecimento humano. Desde a obra fundadora, A Riqueza das Nações, de 1776, escrita por Adam Smith, o pensamento dos autores, pelo menos até John Stuart Mill, debruçou-se sobre o tema. Mais recentemente, ao final da primeira metade do século XX, o desenvolvimento voltou à pauta do debate acadêmico e político e, praticamente, não mais saiu.

O que chama a atenção, todavia, é que, ao longo desse tempo, o significado do conceito de desenvolvimento não foi o mesmo e esta trajetória revelou, não apenas aprendizado e consolidação de conhecimento científico, mas também o poder das nações ricas e da teoria econômica tradicional oporem-se a questionamentos contra a ordem geoeconômica vigente.

À vista disso, o trabalho a ser apresentado esforça-se por recuperar a evolução das teorias dominantes do desenvolvimento, resenhando-as brevemente, a fim de aclarar as mudanças sofridas pelo conceito. Em termos específicos, o objetivo é perceber a evolução do significado de desenvolvimento para as teorias econômicas agrupadas em períodos; identificar algumas características das teses produzidas nessas quadras; e, por fim, evidenciar que houve significativa mudança de objetivos entre as décadas de 1950 e 1960.