Seminário

As classes médias no Brasil contemporâneo como problemática sociológica: teorias, metodologias e alternativas

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva (UFFS)

7 de dezembro de 2018, 14h00

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

Um dos principais desafios da pesquisa sociológica no Brasil é o de compreender de que modo se constroem simbolicamente, no âmbito das classes médias, mecanismos de legitimação de um dos maiores níveis de desigualdade social do planeta. Para que a pesquisa sociológica sobre classes sociais e desigualdades no Brasil logre êxito, considera-se que é fundamental romper com a supremacia do debate sobre a “morfologia da classe média”, que tende a privilegiar o esforço classificatório e de construção do perfil dos seus integrantes, e passar a problematizar, em medida equivalente, a “semântica da classe média”, qual seja, o conjunto de mecanismos simbólicos que fundamentam uma percepção de mundo que colabora para a perpetuação das desigualdades. Parte-se da premissa que a classe média é uma “problemática sociológica” relevante, seja porque a sua presença na estrutura social enseja desdobramentos econômicos, políticos, simbólicos e culturais, seja porque serve como “zona de amortecimento de conflitos” na ordem social capitalista.

Nota biográfica

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Possui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia também pela UFRGS. Atua como Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS e, atualmente, é Investigador Visitante em Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra/UC. Na UFFS, é professor de graduação no curso de licenciatura em Ciências Sociais e também atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. É pesquisador do grupo de pesquisas sobre Políticas Públicas, Democracia e Estudos Urbanos/UFFS e do Laboratório Virtual e Interativo de Ensino de Sociologia (LAVIECS/UFRGS). Tem realizado estudos e publicações nas áreas de Estratificação Social e Desigualdades, Sociologia do Trabalho, Sociologia Econômica e Ensino de Sociologia, abordando sobretudo os seguintes temas: classe média no Brasil contemporâneo, mudanças no mundo do trabalho, mercado de trabalho, trajetórias ocupacionais, novos perfis sócio-ocupacionais e Sociologia no ensino médio.