Seminário INTIMATE

Experiências trans e relações de amizade nas tramas da cidade: Campos dos Goytacazes, R.J. – 1990-2015

Rafael França Gonçalves dos Santos (UFRRJ)

21 de setembro de 2017, 15h00

Sala 2, CES | Alta

Enquadramento

Focalizar as experiências trans, particularmente as travestis, privilegiando as negociações e trânsitos na prostituição é recorrente nos estudos realizados até hoje. Na minha pesquisa, sem desconsiderar essa dimensão, oriento o olhar a partir de outras questões, tais como: as amizades trans potencializam um específico modo de vida? Essas amizades são potências políticas de liberdade ou reforçam os repertórios da normatividade de gênero e sexualidade? Qual o lugar da amizade nas experiências trans? Como é inventar-se como trans em uma cidade do interior do Rio de Janeiro?

Para formular algumas respostas, ainda que provisórias, a essas perguntas, tenho desenvolvido a investigação que busca compreender como são tecidas e sustentadas as relações amizade entre travestis e transexuais na cidade Campos dos Goytacazes/Rio de Janeiro (Brasil), e como essas experiências são negociadas em alguns espaços da cidade, particularmente nas ruas do centro, onde muitas travestis fazem o trottoir, e nos eventos como a Parada do Orgulho LGBT, os concursos Miss Gay e Musa Gay do Carnaval e, mais recentemente, a Semana da Diversidade LGBT.

Nota biográfica

Rafael França Gonçalves dos Santos – Licenciado em História (UGB, 2008), com mestrado em Sociologia Política (UENF, 2012) e doutorando em História (UFRRJ). Atuo como professor de história na rede pública de ensino em Campos dos Goytacazes. Desde 2009 interesso-me pelos estudos de gênero e sexualidade e suas intersecções, em particular sobre as experiências trans; esse envolvimento acadêmico possibilitou a participação em diversas reuniões, conferências e seminários do movimento LGBT, criando um engajamento militante com atenção às demandas específicas dessa população; também participei como colaborador do Grupo Esperança, criador da Parada do Orgulho LGBT de Campos. Em 2013 criamos a Semana da Diversidade LGBT, realizada em parceria com o Coletivo LGBT Gaytacazes (UFF) e o NUGEDIS (IFF). Atualmente realizo estágio de doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, orientado por Ana Cristina Santos e Pablo Pérez Navarro.
 

Organização: Projeto INTIMATE