Exclusões Radicais: Um mundo prisional feminino

23 de junho a 13 de julho de 2017

Corredor do Piso 2, CES | Alta

Enquadramento

No contexto da produção do conhecimento da ciência moderna, a razão metonímica com suas monoculturas, em especial a da classificação social, tem posto, na sala de espera do Tempo do Ainda, todos/as aqueles/as considerados/as subalternos/as, ou não-humanos/as. As Epistemologias do Sul e os Estudos Feministas Pós-coloniais desafiam-nos a construção de saberes contra-hegemônicos a partir dos/as não-vistos/as, dos não-ouvidos/as, dos mal-interpretados/as, os/as mesmos/as que têm sofrido as opressões causadas pelo capitalismo, colonialismo e patriarcado. E isso implica a ruptura com o pensamento sexista, antropocêntrico, de matriz nortecêntrica que tem dominado o pensamento único da ciência moderna.  O sujeito-feminino é um dentre os grupos subalternos, que no contexto da produção colonial-sexista, tem sido representado como alguém sem história, sem fala, e, por vezes, reside na mais profunda obscuridade.

Nesse âmbito, esta exposição de fotografias intitulada: “Exclusões Radicais: Um mundo prisional feminino”, produzida no âmbito da pesquisa de doutorado da curadora da exposição, tem por objetivo demonstrar, a partir do olhar que têm as mulheres subalternizadas em condição de reclusão em uma penitenciária feminina brasileira, do como elas constroem saberes  de resistência contra-hegemónicos, seja por ações seja por atitudes explícitas ou não, nos liames intersubjetivos de sociabilidade, em espaços convertidos na desumanização do outro. A exposição expressa muito daquilo que tem sido a luta das mulheres do ponto de vista epistêmico e ontológico, as quais, as subalternas têm caminhado na direção de adentrarem a tribuna política do conhecimento científico e cultural, nos espaços de circulação dessas produções, usando suas próprias máscaras e vocalidades, desprovincializando, despatriarcalizando e descolonizando a construção do conhecimento científico.

Nota Biográfica da Curadora

Claudia Cristina Carvalho. Pedagoga, Mestre em Educação, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/Brasil. Atualmente realiza estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES), na linha de Pesquisa Movimento Social e Educação, Bolsista CAPS. Faz parte do Doutoramento Sanduíche junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Dr. Boaventura de Sousa Santos. Pesquisadora do Projeto de Pesquisa PalavAção/UFMT e Pesquisadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/ PNUD/ SENASP/2014, Autora (Organizadora) do Livro: “RuAção: Das Epistemologias da Rua a Política da Rua”, lançado em 2014. Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos de Mato Grosso (2007-2014). Tem experiência profissional na Docência do Ensino Superior nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, e do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Cuiabá-MT. claucarv@hotmail.com