CES Summer School

Epistemologias do Sul: lutas, saberes e ideias de futuro

22 a 30 de junho de 2017

Curia (Portugal)

Escola de Verão Epistemologias do Sul I

ESCOLA DE VERÃO "APRENDER COM O SUL: CAMINHANDO PARA TRADUÇÕES INTERCULTURAIS"

CURIA, PORTUGAL, 30 DE JUNHO A 8 DE JULHO DE 2014

Esta escola de verão internacional, constituída por um conjunto de seminários conduzidos em inglês, é parte de uma iniciativa política e intelectual mais ampla, o projeto ALICE. O ALICE procura repensar e renovar o conhecimento científico à luz das Epistemologias do Sul propostas por Boaventura de Sousa Santos. O objetivo é desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social.

Assombra a Europa e o Norte Global, em geral, um sentimento de exaustão intelectual e política que se traduz numa incapacidade de enfrentar, de modo inovador, os desafios da justiça social, ambiental, intergeracional, cultural e histórica que interpelam o mundo nas primeiras décadas do século XXI. Em contraste, o Sul global, na sua imensa diversidade, assume-se hoje como um vasto campo de inovação económica, social, cultural e política. Assenta na aposta de que a transformação social, política e institucional pode beneficiar amplamente das inovações que têm lugar em países e regiões do Sul Global. Trata-se, no entanto, de uma aposta exigente que pressupõe a disponibilidade para o conhecimento recíproco, a compreensão intercultural, a busca de convergências políticas e ideológicas, respeitando a identidade e celebrando a diversidade.

Veja o convite de Boaventura de Sousa Santos:

 

 

ANIMADA PELO MOTE “APRENDER COM O SUL E A PARTIR DO SUL”, ESTA ESCOLA DE VERÃO PROCURA IDENTIFICAR PISTAS SOBRE AS POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA E INSTITUCIONAL A PARTIR DAS INOVAÇÕES QUE TÊM LUGAR EM VÁRIOS CONTEXTOS DO SUL GLOBAL.

Os seminários, coordenados por académicos/as de reconhecimento internacional, cobrem tópicos tão diversos, como

a diversidade democrática do mundo;
as lutas sociais no Sul global em torno da democratização e da libertação colonial e pós-colonial;
os movimentos de refundação do Estado e transformação das constituições a partir de baixo;
as alternativas à acumulação capitalista infinita e à degradação ambiental;
os direitos humanos a partir da perspetiva dos diálogos interculturais e de outras gramáticas da dignidade humana;
a mobilização jurídica transnacional como estratégia de promoção de políticas e de direitos (das mulheres, dos indígenas, dos camponeses, etc.);
as lutas por alternativas ao desenvolvimento.

Este curso é organizado a partir do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal.

 

Entre o corpo docente, encontram-se académicos reconhecidos, com origem na Europa, em África e nas Américas: Boaventura de Sousa Santos, Valentin Mudimbe, Cecilia M. Santos, José Manuel Mendes, César Rodríguez-Garavito, Maria Paula Meneses, Cristiana Bastos, Oscar Guardiola-Rivera, Albie Sachs, Sharit Bowmit.

Veja aqui informação detalhada sobre o corpo docente.

Espera-se que os estudantes disponham de um ambiente calmo e reflexivo, que lhes permita participar em discussões animadas com colegas e professores.

Contacto da organização
alicesummerschool@ces.uc.pt