Gender workshop

American Girlhood – O Crescer pós colonial em Jamaica Kincaid e Edwidge Danticat

Gonçalo Cholant (CES/FLUC)

29 de junho de 2017, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Nesta oficina propõe-se abordar as obras Lucy (1990) de Jamaica Kincaid e Breath Eyes Memory (1994) de Edwidge Danticat, nativas de Antígua e Haiti respectivamente, em suas narrativas de crescimento (Bildungsroman). Ambas as autoras deixaram suas ilhas em algum momento da infância, buscando melhores condições de vida nos Estados Unidos, reportando sobre diferentes formas de trauma e violência. Danticat escreve sobre uma imigrante da segunda geração de haitianos em Nova Iorque, que esteve primeiramente aos cuidados da tia no Haiti, para depois aos nove anos ser enviada aos pais nos Estados Unidos. Kincaid explora a experiência de uma adolescente enviada à uma família estado-unidense como au pair, em Manhattan, com o intuito de auxiliar financeiramente aqueles que deixou na sua ilha. A literatura fornece-nos uma janela para estas realidades, e a análise desde tipo de obra permite-nos adentrar em um conjunto de reflexões sobre a construção da subjetividade destes sujeitos, em que condicionantes como sexo, raça, status migratório e classe determinam as oportunidades de desenvolvimento e de humanidade face à ordem da supremacia branca nos Estados Unidos.

Como ferramenta de análise, utiliza-se a perspectiva interseccional, a qual permite uma mais profunda compreensão de como os fatores condicionantes estão integrados e são co-formativos entre si. Esta análise é também informada pela teoria feminista negra, dentre elas bell hooks, Angela davis, Kimberlé Crenshaw e Barbara Smith. A experiência deste crescimento cria um conjunto de percepções que questiona tanto as identidades caribenhas herdadas, quanto aquela da hegemonia americana que as recebe, desconstruindo o mito do sonho americano. Ambas são obras que confluem a autobiografia e a ficção, expandindo os limites do contar sobre este “coming of age” que difere da experiência normativa estado-unidense.

Bibliografia

Braziel, Jana Evans (2003), “Daffodils, Rhizomes, Migrations: Narrative Coming of Age in the Diasporic Writings of Edwidge Danticat and Jamaica Kincaid”, Meridians, Vol. 3, No. 2 (2003), pp. 110-131

[Para ter acesso ao artigo em discussão deverá enviar um e-mail para gw@ces.uc.pt ]

Nota biográfica

Gonçalo Cholant é aluno do programa de Doutoramento em Estudos Americanos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC/CES). É Mestre (2012) em Estudos Feministas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), e Licenciado (2008) em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brasil. Atua como pesquisador nos seguintes temas: literatura afro-americana, literatura caribenha, autobiografia, escrita de mulheres e estudos feministas, representações da violência e do trauma.