Mesa-Redonda
A Economia Solidária e a Crise nos Países do Sul da Europa
8 de setembro de 2017, 9h00
Auditório da Câmara Municipal de Lisboa, Picoas Plaza, Lisboa
Nos países que sofreram mais severamente os efeitos da crise e das políticas de austeridade, designadamente os do sul da Europa, verificou-se o ressurgimento ou a criação de novo de inúmeras iniciativas que bem podem ser classificadas de economia solidária. Esta mesa visa aprofundar a relação entre crise e economia solidária através da comparação de um conjunto de situações em que floresceram essas iniciativas (desemprego, perda de rendimento, cortes em direitos e serviços sociais, etc.). O desafio é identificar aspectos críticos e oportunidades para começar a desenhar estratégias que favoreçam a consolidação destas realidades.
Esta mesa redonda realiza-se no âmbito da First European Summer School on Solidarity Economy: Is it possible to foster a common agenda for Solidarity Economy in Europe? organizada pelo Centros de Estudos Sociais.
A esta mesa redonda segue-se o lançamento da Plataforma Internacional SIRESI - Solidarity Economy, Reciprocity and Social Innovation
Biografia dos debatedores:
Jordi Estivil é Professor emérito de Política Social de la Universidad de Barcelona e ex-Diretor do Gabinete de Estudos Sociais de Barcelona, cooperativa especializada em investigação, assistência, formação e avaliação das políticas laborais e sociais. Coordenador de numerosas investigações e autor de inúmeras publicações, dirige a coleção Politicas Europeas da Editorial HACER. É especialista em políticas sociais e em Economia Solidária, tendo sido membro fundadador da Red Catalan de la Economia Solidária.
Evangelos Angelou Afendras é doutorado em Ciências Humanas - Linguística, pela Univ. Johns Hopkins, EUA, 1968 e posdoutorado em Geografia Humana e Antropologia pelo Social Science Research Council, EUA. Tem ensinado e pesquisado nas áreas de linguagem infantil e desenvolvimento comunicativo, linguagem na sociedade, psicologia da linguagem, bilinguismo, empreendedorismo, gestão, linguagem e comunicação, etc. (na Índia, Tailândia, Vietname, Omã, Malásia, Hong Kong, Grécia, Austrália, Singapura, Canadá-Quebec, América do Sul, EUA e Alemanha). Na sua vida profissional tem usado a sua experiência em áreas como assistência educativa para adultos e crianças refugiadas, e para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza.
Maria de Fátima Ferreiro é Professora no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), licenciada em Sociologia (ISCTE) e doutoramento em Economia (ISCTE). Docência nas áreas da História das Ideias Económicas, Economia Social e Solidária e Economia do Território. Membro da Comissão Científica do Departamento de Economia Política. Desenvolve um projeto de investigação sobre Áreas Metropolitanas perante os desafios da sustentabilidade e desenvolvimento de cenários para a AML.
Os moderadores serão Eber Quiñonez e Andres Spognardi, ambos investigadores do ECOSOL CES.