ENTITLE Intensive workshop

Trabalho, capital e aquecimento global: mercados de carbono versus emprego climático

Climáximo

Emanuele Leonardi

Giorgio Casula

Kenfack Chrislain-Eric

Ricardo Coelho

10 de março de 2016, 14h30

Sala 1, CES-Coimbra

Notas biográficas

Emanuele Leonardi
is Post-Doc researcher at Centre for Social Studies at the University of Coimbra. He was born in Parma, Italy, on July  29th, 1981. His PhD in Theory and Criticism was granted by the University of Western Ontario (Canada). Before working at CES he has been Post-Doc Fellow at the University of Bergamo. His research interests include: Political Ecology, Working Class Environmentalism, Climate Change Policy and its Critique, Biopolitics, Social Movements Analysis.

Ricardo Coelho é estudante de Doutoramento no Programa Doutoral "Governação, Conhecimento e Inovação", na Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, tendo concluído uma tese sobre justiça climática. Licenciado e mestre em economia. Seus interesses de investigação são: políticas de mercado para problemas ambientais, incomensurabilidade de valores ambientais, economia política da regulação ambiental e justiça ambiental.

Chrislain Eric Kenfack holds Bachelor degrees in Philosophy and Theology. He obtained a Master degree in International relations in
2012 and, since then, he has worked as Consultant for several projects dealing with climate change mitigation and community adaptation in the Congo Basin forests. Currently, he is enrolled in the Doctorate program "Democracy in the twenty first century" at the Centre for Social Studies of the University of Coimbra.

Giorgio Casula é quadro Técnico Superior na CGTP-IN. Coordenador de diversos projectos nacionais e comunitários de estudo, informação e formação nas áreas das condições, segurança e saúde no trabalho e migrações. Representou a CGTP-IN no Comité Tripartido dos Fundos Sociais Europeus ao nível nacional e da Comissão Europeia e actualmente no Comité Consultivo de promoção da Segurança e Saúde ao nível nacional e europeu. Desde há oito anos é também assessor do Departamento para o Desenvolvimento Sustentável da CGTP-IN na promoção da defesa do ambiente, desenvolvimento sustentável e economia social na acção sindical. Licenciado em Antropologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, pós-Graduado como Técnico Superior de Segurança e Saúde no Trabalho no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa.

Climáximo é um grupo de ativistas movidos pela urgência do combate às alterações climáticas e os seus graves efeitos. Sabemos que elas estão ligadas aos direitos humanos e à distribuição de riqueza e poder no mundo. Por isso lutamos por ideias novas e sustentáveis de bem-estar, por justiça social e climática, e resistimos às falsas soluções de “capitalismo verde”: acreditamos que a mercantilização causará sempre ciclos crescentes de exploração e destruição. Aceitamos o consenso científico: a sociedade tem de substituir urgentemente os combustíveis fósseis por fontes de energia sustentáveis, e todos os novos projetos de exploração e extração têm de ser parados!