Sindicato, juventude e agroecologia na Amazônia Ocidental

Manuela Souza Siqueira Cordeiro (Universidade Federal de Roraima)

23 de fevereiro de 2016, 15h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O objetivo do seminário é demonstrar como são realizadas novas estratégias de organização para permanência de jovens na terra em um projeto de assentamento, criado em 1974, no estado de Rondônia, na região da Amazônia Ocidental, no Brasil. Esse projeto de assentamento, denominado Marechal Dutra, foi criado na época do Governo Militar com o objetivo de manutenção da segurança nacional e o propósito não declarado de mitigar as lutas por terra na região centro-sul do país, levando à região norte aqueles que tinham pouca terra ou mesmo não as tinham. No município de Alto Paraíso, estado de Rondônia, um grupo de jovens é hoje responsável pelo comando do sindicato local de produtores rurais e também pela organização de coletivos familiares de produção agroecológica, como alternativa à produção bovina de corte. Os jovens que lideram o sindicato local são filhos de “pioneiros”, aqueles que ocuparam as terras dos assentamentos de Rondônia ainda na década de 1970. O pioneirismo é visto como forma de reconhecimento social, fomentando a criação de um “senso de honra” local (Bourdieu, 1972). O aprendizado da produção agroecológica foi possível por meio da participação dos jovens em movimentos sociais, ligados a Via Campesina, notadamente o MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores).

Nota biográfica

Manuela Souza Siqueira Cordeiro. Doutorada em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, com a tese intitulada “A Casa a rodar: Projetos e pioneirismo na Amazônia Ocidental” (2015) e tem um Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento Agrícola, pela mesma Universidade com uma dissertação intitulada “Filhos da Reforma Agrária: Terra, casa e lógicas de sucessão em Novo Horizonte” (2010). É Professora da Universidade Federal de Roraima – UFRR, desde 2013, leciona em cursos de Antropologia e desenvolve pesquisa sobre “Etnografias Contemporâneas: Conflitos Sociais, Identidades e Memória” e “O Universo Rural de Roraima em Perspectiva: processos e transformações sociais”. No domínio da extensão, é responsável por um Ciclo de Oficinas sobre Representações, Territorialidades e Politicas Públicas: o rural no Estado de Roraima.

Atividade no âmbito do Grupo de Estudos de Economia Solidária do CES (ECOSOL CES) | POSTRADE