Diversidade sexual, religião e violência

Daniel Ahmed Said

José Leote

Letizia Tomassone

28 de setembro de 2016, 18h00

Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

Enquadramento

No âmbito do ciclo ‘A violência com nome da religião’, este debate foca as relações complexas entre diversidade sexual, religião e violência. Partindo-se da constatação histórica de que as religiões têm, por norma, assumido o papel de guardiãs de uma “ordem moral” assente em modelos familiares heteroafetivos, o debate abordará três questões de fundo.

Em primeiro lugar, olharemos para o posicionamento das religiões relativamente à afirmação dos direitos LGBTIQ. Esta questão servirá de mote a um exame crítico das posições públicas recentes das lideranças religiosas, sem se deixar de ter em conta a diversidade interna das religiões. Neste ponto, será importante introduzir, com todas as cautelas críticas que a complexidade do problema requer, as evoluções divergentes em países do Sul Global e do Leste da Europa, onde se verifica um aumento de atos de violência estatal contra a população LGBTIQ.

A segunda abordagem foca a relação entre orientação sexual e religiosidades individuais: são hoje as pessoas LGBTIQ mais livres no que toca a conciliação entre as suas pertenças religiosas e a vivência da sua sexualidade? Ou, em sentido contrário, deparam-se com novas formas de intolerância e exclusão, quer no campo religioso, quer no seio dos movimentos LGBTIQ? Alargando esta problemática a transformações societais, podemo-nos questionar se a individualização das espiritualidades permite hoje conciliar identidades religiosas e sexuais antes conflituantes. O testemunho de militantes LGBTIQ atuando também a partir das suas pertenças religiosas será crucial para abordar estas questões.

Por fim, pretendemos desenvolver uma reflexão sobre o espaço público e político, de forma a abordar os temas da cidadania, dos direitos, da violência prática e simbólica ainda exercida sobre a população LGBTIQ. Discutiremos, nomeadamente, os modos de polarização dos debates, no espaço público, sobre direitos e novos modelos de família e afetividade, bem como o papel das políticas na construção das tensões entre religião e diversidade sexual.

Oradores/a

Daniel Ahmed Said, Universidad Autónoma de Madrid, Espanha

Letizia Tomassone, Presidenta do Comité “Fé e Homossexualidade” das Igrejas Batista, Metodista e Valdense; Pastora da Igreja Valdense de Florença, Itália

José Leote, Coordernador nacional da associação Rumos Novos – Homossexuais Católicos; Professor, Portugal