Autonomias e re-existências: 90 anos da Revolução Tule

13 de janeiro de 2016, 16h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

A 21 de fevereiro de 2015 celebraram-se os primeiros 90 anos da Revolução Tule. Neste contexto de comemorações e celebrações, que se estendem até 21 de fevereiro de 2016, queremos fazer uma reflexão e revisão destes 90 anos de autonomia indígena no Panamá.

1. Os Kuna de Panamá, celebram este ano os 90 primeiros anos da que é conhecida na história de Abya Yala como a Revolução Tule.
2. Este passo é considerado o momento fundador na construção do que hoje é a Autonomia étnica mais bem sucedida na América Latina.
3. Propomos conversar, discutir e debater sobre i) a História do Povo Kuna na sua construção dum modelo de autonomia, assim como as suas relações com o Estado panamenho; ii) Os Kuna hoje em dia, na Era Global, os seus desafios, as novas articulações e as velhas fraturas e iii)  Abya Yala, América latina e as Lutas dos Povos Indígenas pela sua Autonomia e a construção de estados plurais.

Notas biográficas

Cebaldo De León Smith Inawinapi, é antropólogo e historiador. Nascido no Panamá e membro do Povo Kuna, trabalhando atualmente como pesquisador no CETRAD da UTAD (Portugal). Tem realizado pesquisas em áreas indígenas da América Central. Entre 2004 e 2010 realizou igualmente um estudo sobre o impacto do turismo entre os Guna do Panamá. Os seus estudos têm recebido vários prêmios internacionais, como o FITUR 2007, o National Geographic 2007, ou o Prémio Internacional de Turismo Estudos Gabriel Escarrer 2011.

Begoña Dorronsoro, nascida no País Basco, é doutoranda no programa de Pós-Colonialismos e Cidadania Global do CES/FEUC (UC). Tendo uma formação académica em biologia, tem trabalhado em ONGs bascas envolvidas na cooperação para o desenvolvimento há mais de 10 anos, tendo como contrapartes indígenas da Bolívia, Colômbia e Guatemala. Voltou à academia para fazer o Mestrado em Estudos Feministas e de Género na Universidade do País Basco, tendo apresentado a sua dissertação “Contextualizando la descolonización del feminismo desde la perspectiva indígena. Una mirada múltiple” em 2009.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito | DECIDe