Seminário Internacional e documentário

Processos de invenção, transposição, subversão da colonialidade e emancipação nas relações de cooperação SUL-SUL: o caso de Timor-Leste

Daniel Simião

Irlan von Linsingen

Kelly Silva

Suzani Cassiani

2 de novembro de 2015, 15h00

Sala 1, CES-Coimbra

Notas biográficas

Suzani Cassiani

Licenciada em Ciências Biológicas com Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP, Campinas, Brasil. É professora associada no Departamento de Metodologia de Ensino - Centro de Ciências da Educação - Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação e como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT-UFSC). Atua na área de Pesquisa em Educação em Ciências, com ênfase na análise do discurso francesa e estudos das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), tendo como foco os seguintes temas: formação de professores e prática pedagógica, educação CTS latino-americana, funcionamento da linguagem na educação formal e não formal. É líder do Grupo de Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação (http://dicite.paginas.ufsc.br/). É uma das coordenadoras acadêmicas do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa de Timor-Leste, projeto de cooperação internacional gerenciado pela CAPES. Atualmente, realiza pós doutoramento (estágio sênior) financiado pela CAPES, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
http://lattes.cnpq.br/7824434944793277


Irlan von Linsingen
Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em Ciências Térmicas (EMC/PPGEM/UFSC) e Doutorado (2002) em Educação em Ciências - UFSC. É professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Departamento de Engenharia Mecânica do CTC (teoria do conhecimento para engenharia e sistemas hidráulicos e pneumáticos) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT (mestrado e doutorado), nas linhas de pesquisa Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia na Educação e Linguagens e Ensino, com os seguintes temas: Ciência-Tecnologia-Sociedade, educação tecnológica, educação CTS, aspectos da linguagem na educação científica e tecnológica, articulações entre Estudos CTS, Educação CTS e Tecnologias Sociais latino-americanos. É membro dos Conselhos consultivos da Associação Latino Americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESOCITE) e da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR). É líder do Grupo e Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação - DICITE. Participa da Coordenação Acadêmica do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa - PQLP no âmbito do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e Timor-Leste. Atuou como Diretor Acadêmico para implantação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina no Médio Vale do Itajaí. Atualmente realiza pós-doutoramento (estágio sênior) financiado pela CAPES no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
http://lattes.cnpq.br/3956639419875315


Kelly Silva
Sou professora associada do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Minha principal linha de pesquisa aborda processos de invenção, transposição e subversão da modernidade, tais como a colonização, a formação de Estados nacionais, as práticas de "desenvolvimento" e de cooperação internacional e a invenção de economias nacionais. Em decorrência disso, tenho me especializado na investigação etnográfica de fenômenos relacionados à política, às dinâmicas de formação de elites e práticas de governo locais e globais. Meu principal campo etnográfico tem sido Timor-Leste. Desde 2008 tenho também investido em pesquisa na área de antropologia econômica. Coordeno e/ou participo de várias investigações relacionadas aos temas acima citados. Fui estudante visitante do ISCTE (Portugal) em 2002, secretária-adjunta da Associação Brasileira de Antropologia (2006-2008) e coordenadora do curso de graduação em Ciências Sociais da UnB (2006-2008). Entre 2011 e 2013 atuei como visiting fellow na Universidade Nacional da Austrália. Sou sócio fundadora da Associação Ibero- Americana de Estudos do Sudeste Asiático.
http://lattes.cnpq.br/9053593895999276


Daniel Simião
Doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e mestre em Antropologia Social pela UNICAMP, é atualmente professor adjunto do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB), onde atua na graduação em ciências sociais e no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Realiza pesquisas nas áreas de antropologia urbana, gênero, antrpologia do direito e da política, possuindo diversos artigos publicados nas áreas, uma coletânea organizada, além de diversos capítulos de livros no Brasil e no exterior. Integra o Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/InEAC) e mantém colaboraão com o Núcleo de Estudos de Populações Tradicionais e Quilombolas (NuQ) da Universidade Federal de Minas Gerais.
http://lattes.cnpq.br/4068903193779093