Orpheu: vértice cosmopolita do primeiro modernismo português

Patricia McNeill

Steffen Dix

9 de junho de 2015, 17h30

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Este seminário pretende assinalar o centenário da revista Orpheu, que inaugurou o modernismo em Portugal, e refletir acerca desta revista cultural enquanto ponto de convergência de personalidades e movimentos contemporâneos, quer a nível nacional quer transnacional. O cosmopolitismo da geração de Orpheu está patente nos contactos transatlânticos que deram origem à emergência do primeiro número de uma revista que se apresentou inicialmente como luso-brasileira, bem como no vanguardismo do segundo número, enquanto momento de receção de e diálogo com movimentos contemporâneos no espaço europeu, desde os internacionais, tais como o futurism e o cubismo, aos locais, como é o caso do vorticismo associado à revista inglesa Blast (1914-1915). Será dado enfoque especial aos pontos de contacto entre Orpheu e Blast, pouco estudados até agora, propondo-se que ambas as revistas constituem expressões contemporâneas de um cosmopolitismo marginal (Siskind) que visava a emancipação cultural de correntes hegemónicas europeias pela afirmação de estéticas autóctones que se diziam a um tempo localistas e cosmopolitas, nacionalistas e universalistas.

Além da comunicação, o seminário incluirá ainda a apresentação por parte de Steffen Dix de 1915 – O Ano do Orpheu (2015), volume por ele editado no âmbito do projecto ‘1915 – the year of Orpheu: Mapping the socio-historical context of Portugal’s First Modernism’ (2014-1015) em que de Patrícia McNeill colaborou, e far-se-á o lançamento do livro.

Nota biográfica

Patrícia Silva McNeill, doutorada em Estudos Portugueses e Brasileiros pelo King’s College London, é investigadora pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e no Departamento de Estudos Ibéricos e Latino-Americanos de Queen Mary, Universidade de Londres. O seu projeto de investigação, financiado pela FCT, intitula-se 'Transcultural Modernism: Transatlantic Networks and Translocal Exchanges between Luso-Brazilian and Anglo-American Sites of Modernity'. Previamente, lecionou Introdução à Língua e Literatura de Portugal, Brasil e África Lusófona na Universidade de Cambridge e foi investigadora visitante no Instituto de Estudos Germânicos e Românicos da Escola de Estudos Avançados da Universidade de Londres. É autora de Yeats and Pessoa: Parallel Poetic Styles (2010). Publicações recentes incluem capítulos sobre Orpheu e Blast em 1915 – O Ano do Orpheu (2015) e sobre Brasília como utopia modernista e a sua representação literária e cinematográfica em Alternative Worlds: Blue-Sky Thinking Since 1900 (2015), e um artigo sobre o esoterismo em Fernando Pessoa, W. B. Yeats e Ezra Pound em relação às vanguardas artísticas do início do século XX em Pessoa Plural 6 (Out., 2014).

Steffen Dix

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)