Oficina/Master Class | Debate

O teatro como arte de luta

Julian Boal

Kelly Howe

Rafael Villas Bôas

30 de março de 2015, 10h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

O Teatro do Oprimido (TO) é um método político-teatral criado pelo brasileiro Augusto Boal e utilizado atualmente em centenas de países no trabalho social, político e educativo. Partindo do pressuposto de que “toda a gente pode fazer teatro, até os atores” e de que é preciso “devolver ao povo os meios de produção teatral”, o TO pretende utilizar a linguagem do teatro para ensaiar a transformação de situações e sistemas de opressão. No teatro-fórum, as pessoas são chamadas a intervir na história, atuando soluções possíveis para o problema que a peça coloca e transformando-se em espect-atores e espect-atrizes.

Em parceria com o Óprima!2015 – encontro de Teatro do Oprimido e Ativismo, que decorrerá no Porto, o projeto ALICE promove um dia dedicado a este método artístico de transformação.

Masterclass com Julian Boal

10h00-16h00
Na masterclass/oficina de Julian Boal, as participantes e os participantes irão ter contacto com a história do TO e com uma variedade de técnicas teatrais. Através de exercícios práticos e de momentos de reflexão e a partir da dramaturgia do TO, que não reproduz a ideologia da responsabilização individual, será problematizada a utilização deste método em diferentes contextos.
Inscrição obrigatória: 30 euros* – geral (10 vagas) | 15 euros* – estudantes (10 vagas) [*Almoço incluído]

16h30- 18h15
Debate “O Teatro do Oprimido em Ação”
No debate, que contará com a participação de Julian Boal, Kelly Howe e Rafael Villas Bôas, serão partilhadas reflexões e experiências sobre o Teatro do Oprimido no mundo. A partir dos exemplos da Índia (onde milhares de camponeses se organizam num movimento de TO), do trabalho desenvolvido no quadro do Movimento dos Sem Terra no Brasil ou das experiências desenvolvidas na Europa e nos Estados Unidos, propõe-se uma visão crítica do panorama do TO na atualidade.
Evento aberto e sem inscrição

 

Atividades no âmbito do projeto "ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, com o apoio do OPRIMA.