Seminário Internacional
Diversidade de Saberes Sobre a América Latina
4 e 5 de maio de 2015
Sala 1, CES-Coimbra
Itamar de Morais NOBRE - Pós-doutorando (Bolsista/CAPES), pelo Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (Linha de pesquisa: Pós-Colonialismos e Cidadania Global), sob a supervisão do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. Doutor e Mestre em Ciências Sociais (Cultura e Representações) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Natal, Rio Grande do Norte/ Brasil). Especialista em Antropologia Social e Graduado (Bacharel) em Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente e pesquisador do Departamento de Comunicação Social e do PPgEM/UFRN - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na Linha de Pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais;
Sebastião Pinheiro Gonçalves CERQUEIRA-NETO - Geógrafo, Professor no Instituto Federal da Bahia. Licenciado em Geografia pela UNITINS (1996), Mestre em Geografia com ênfase em Análise e Planejamento e Gestão Ambiental pela UFU (2001) Doutor em Geografia com ênfase em Análise Regional pela UFSE (2009). Pós-Doutorado em Antropologia com pesquisa em comunidades quilombolas, pela Universidade Federal da Bahia UFBA (2014). Avaliador de Cursos pelo INEP. Líder do Grupo de Pesquisa GPDR (CNPq/IFBA). Membro dos seguintes grupos de pesquisa: PACTO/UFBA; CPGM/UFRJ; DECIDe - CES/Universidade de Coimbra; OBSERVABAÍA/UFBA. Desenvolvo análises em Geografia Regional, Geografia Humana, Globalização e fragmentações do território e Antropologia Urbana. Atualmente elabora uma proposta de Geografia Popular sob as perspectivas das Epistemologias do Sul num estágio pós-doutoral (Bolsa CAPES) na Universidade de Coimbra – Portugal;
Zéu PALMEIRA SOBRINHO - Investigador de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (Bolsa CAPES). Concluiu o doutoramento em Ciências Sociais (2006) na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte - BRASIL). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (1990), pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Mestre em Ciências Sociais (1998), pela UFRN, e especialista em Direito do Trabalho (Universidad de Salamanca - Espanha). Ex-professor e pesquisador da Faculdade de Direito da UFPB (1994-2008). Atualmente é magistrado do trabalho e professor da Faculdade de Direito da UFRN. Autor de vários livros, dentre estes: Acidente do trabalho: crítica e tendências (Ed. Ltr); Terceirização e Reestruturação Produtiva (Ed. Ltr); Prescrição trabalhista e previdenciária (Ed. Ltr); Estabilidade (Ltr), Contrato Coletivo (Fundação G. Duque), etc. A sua investigação debruça-se sobre o processo de formação da magistratura. Os seus interesses de investigação são voltados para: formação jurídica, democracia e direitos sociais e saúde dos trabalhadores;
Fernando CONCEIÇÃO - Professor e pesquisador no Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. É um dos principais ativistas em políticas de acção afirmativa no país, com diversos livros e artigos sobre a temática das relações raciais e mídia. Coordena os grupos de pesquisa Etnomidia e Permanecer Milton Santos, que produz a biografia oficial do geógrafo brasileiro ganhador do “Nobel” da Geografia em 1994. Cumpre estágio sênior posdoutoral junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2014-15), com supervisão de Boaventura Souza Santos.
Inesita Soares de ARAUJO - pós-doutoranda no CES-UC, no núcleo de Estudo Democracia, Cidadania e Direito, sob a supervisão do prof. Boaventura Sousa Santos. Cursei Comunicação Social, na Universidade Federal de Pernambuco e Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dediquei-me profissionalmente à interface Comunicação e Políticas Públicas, inicialmente no campo da Agroecologia e posteriormente no campo da Saúde Pública. Hoje sou pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, onde também ensino e oriento pesquisas de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Participo como docente no Doutorado Internacional Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida (CES-UC e Fiocruz), coordeno o grupo de pesquisa Comunicação e Saúde/CNPq e o Grupo de Trabalho Comunicación y Salud, da Associación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación.
José Luiz MOURA FILHO - Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), onde é Professor Adjunto, vinculado ao Departamento de Direito, lecionando Direito Ambiental nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia, Teoria da Urbanização e Ateliê de Planejamento Urbano e Regional no Curso de Arquitetura e Urbanismo, e Legislação para Engenharia, nos Cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Sanitária e Ambiental e Química. É professor permanente do Programa de Pós Graduação Profissional em Patrimônio Cultural (conceito 4/CAPES), atuando nas Linhas de Pesquisa Preservação do Patrimônio Material e Patrimônio Documental. É Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2001) e Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (RS), tendo feito Estágio no Exterior (sanduiche) com bolsa da CAPES, na UMINHO (Portugal), na área de Cooperação Transfronteiriça. Foi Chefe das Assessorias Jurídicas da FEPAM e METROPLAN, no período de 1999/2002. É consultor em Projetos de Extensão envolvendo minorias étnicas. Bolsista CAPES em Estágio Pós-Doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, junto ao Núcleo Cidades, Culturas e Arquitetura (2014/2015). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Urbanístico, tendo interesse, principalmente nos seguintes temas: Licenciamento Ambiental, Planos Diretores e Regularização Fundiária de territórios quilombolas e indígenas.
María Belén Espoz DALMASSO - Doctora en Semiótica por el CEA-CIFFyH y Licenciada en Comunicación Social por la ECI (UNC). Es Investigadora Asistente del CONICET en el CIECS-Unidad Ejecutora. Su tema de investigación “Experiencias urbanas, habitabilidad y vivencias de juventud: indagación sobre los sentires de jóvenes de clases subalternas en la ciudad de Córdoba/Argentina (2012-2014)”. Docente regular de la Cátedra de Semiótica de la ECI desde el año 2011. Coordina junto a la Dra. Boito el Programa de Investigación “Ideología, prácticas sociales y conflicto” (http://ciecs-conicet.gob.ar/). Desde el año 2005 forma parte de diversos programas de investigación como así también ha participado de diversas investigaciones colectivas con financiamiento de CONICET; SECYT; MiniCyT y en actividades acreditadas y financiadas de Extensión Universitaria. Fue becaria de postgrado del CONICET (becas tipo I y Tipo II y Posdoctoral) y obtuvo una beca Macrouniversidades para realizar una estancia doctoral (programa sándwich) en la Universidad de Sao Paulo (2008).
Nivia Valença BARROS - Pós doutoranda no Centro de Estudos Sociais, no Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), da Universidade de Coimbra, sob supervisão da Investigadora Madalena Duarte. Concluiu o doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2005, mestrado em Educação (1994) e graduação em Serviço Social (1983). Atualmente é professora associada na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense - UFF e Vice-Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Coordena o Núcleo de Pesquisa sobre Direitos Humanos e Cidadania - NUDHESC/UFF e é membro do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social - NPHPS/CRD/UFF.
Andrés SPOGNARDI - Andrés Spognardi é investigador pós-doutorando no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) do CES. É graduado em Economia Política pela Universidade Nacional de Mar del Plata (Argentina), Mestre em Economia da Cooperação pela Universidade de Bolonha (Itália), e Doutor em Ciência Política - com ênfase em análise de políticas públicas - pelo Instituto Italiano de Ciências Humanas (Florença, Itália). Foi investigador trainee no Instituto de Investigações sobre a População e as Políticas Sociais (Roma, Itália), e visiting scholar na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).
Danila de JESUS - Jornalista, mestre pela Universidade Federal da Bahia e Universidade de Coimbra. Pesquisadora nas áreas de mídia, etnicidades e educomunicação.
Orlando Aragón ANDRADE - Es investigador en el Centro de Estudios Sociales de la Universidad de Coimbra y miembro del Colectivo Emancipaciones (www.colectivoemancipaciones.org). Es doctor en Ciencias Antropológicas por la Universidad Autónoma Metropolitana (México) e Investigador Asociado del proyecto Alice. Espejos extraños, lecciones insospechadas.
Benjamin Xavier de PAULA - Possui graduação em História (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2013). Atualmente é Pós Doutorando no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - CES-UC, e, professor do Ensino Superior na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do MucurI; cedido para a Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, História e Cultura Afro-brasileira, História da África, Políticas Educacionais, Formação de Professores.
José Manoel Miranda de OLIVEIRA - Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (licenciatura 1986 e bacharelado 1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (defesa 1995). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2012). Em 2015, iniciou estudos de pós-doutoramento no CES – Universidade de Coimbra, sob a Supervisão do Professor Doutor Boaventura de Sousa Santos, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo as áreas de Sociologia Urbana, Geopolítica e Política. Atualmente é professor Adjunto II do curso de Filosofia da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Na UFT, desenvolve e participa de pesquisas vinculadas aos Grupos de Estudos Filosóficos sobre a Formação Humana; Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural.
Lucía MARTELOTTE - Socióloga y Licenciada en Ciencias Políticas y de la Administración por la Universidad de Salamanca (USAL), Magíster en Democracia y Buen Gobierno por la Universidad de Salamanca (USAL) y Doctoranda en Ciencia Política por la Universidad de San Martín (UNSAM). Desde 2011 se desempeña como investigadora de ELA- Equipo Latinoamericano de Justicia y Género, en donde coordina el Área Política, y desde 2012 coordina el proyecto “El cuidado en la Agenda Pública: Estrategias para reducir las desigualdades de género en Argentina” www.elcuidadoenagenda.org.ar. Consultora para organismos internacionales (ONU Mujeres y la División de Asuntos de Género de la CEPAL). Sus intereses de investigación están vinculados con la participación y representación política de las mujeres y con las políticas públicas de cuidado. Entre sus publicaciones recientes se encuentran “El cuidado en América Latina. Aprendizajes y desafíos pendientes”, “¿Cómo se organiza el cuidado en Argentina? Algunas respuestas a partir del análisis de cinco centros urbanos?” y “Agenda de las mujeres: elecciones 2011. Análisis de las candidaturas desde una perspectiva feminista”.
Soledad VERCELLINO - Lic. En Psicopedagogia – Universidad Nacional del Comahue (UNComa), Magister en Sociedad e Instituciones Universidad Nacional de San Luis (UNLS), Doctoranda en Ciencias de la Educación Universidad Nacional de Córdoba. (UNC). Profesora Adjunta Regular de Metodología de la Investigación en la Sede Atlántica de la Universidad Nacional de Río Negro. Asistente de Docencia Regular de Epistemología Disciplinar y Ciencia y Conocimiento Científico de las carreras de Licenciatura y Profesorado en Psicopedagogía del CURZA de la Universidad Nacional del Comahue. Investigadora Categoría IV del Programa de Incentivos del Ministerio de Cultura y Educación de la nación. Directora de Proyectos de Investigación y de Voluntariado Universitario. Directora de becarios de investigación y tesistas de grado. Autora de distintas publicaciones y trabajos presentados en congresos. Integra el grupo interuniversitario GEDIS- COPOLIS. Actualmente es investigadora invitada en el Centro de Estudos Sociais de la Universidad de Coimbra (Portugal).
Edson Marques OLIVEIRA - Professor associado, graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná curso de Serviço Social, Pós-doutor pela CES/UC/POSTRAD e Pós-doutorando pelo PPGAADM/UFPR, Doutor em Serviço Social pela Unesp, Franca-SP. Coordenador do Programa de Extensão Casulo Sócio-Tecnológico. Membro do Gepec/Unioeste. Militante no Fórum Regional e Estadual de Economia Solidária do Paraná, e ex-membro do comitê metodológico do CEFES SUL -1 de 2010 a 2013. Apoio CAPES Bolsa Estágio Sênior Processo BEX 9449/13-2.