Seminário

A representação das elites pós-coloniais nas obras de Chinua Achebe e Pepetela

Fernanda Alencar Pereira (Universidade de Brasília)

8 de maio de 2014, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Será efetuado um estudo comparativo dos romances « No Longer at Ease » (1960) e «A Man of the People» (1966), do escritor nigeriano Chinua Achebe, e de «A geração da utopia» (1992) e «Predadores» (2005), do angolano Pepetela. Por meio da análise dos contextos histórico, geográfico, político e literário que circundam e perpassam a tessitura dos referidos romances, investigaremos como ambos os escritores africanos apropriam-se do romance, gênero cosmopolita por excelência, para adaptá-lo às condições locais de produção do romance na África pós-colonial, de modo a expressar literariamente o (des)encontro entre metrópole e pós-colônia e o processo de construção das novas nações. O que nos interessa é refletir sobre que tipos de negociações e concessões os narradores realizam para contar suas histórias. Para isso, estudamos o estatuto do narrador, a configuração dos personagens, a transformação do processo social em forma literária, a representação da nação e a linguagem convocada pelos autores para representar tal realidade. Enfocamos primordialmente os personagens que representam a nova classe social, responsável pela esfera burocrática que surge nos países africanos depois dos processos de independência, a partir dos anos 1960.

Nota biográfica

Fernanda Alencar Pereira é professora adjunta e coordenadora do curso Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação - LEA/MSI, da Universidade de Brasília - UnB. Possui Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade de Brasília (2005) e mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Université de Rennes II, França (2007). É doutora em Estudos literários - literatura comparada, em regime de cotutela entre a Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e a Université de Rennes II (2012), com tese intitulada “Literatura e política: a representação das elites pós-coloniais africanas em Chinua Achebe e Pepetela”. Dedica-se à pesquisa nas áreas: literatura nigeriana, literatura angolana, multilinguismo cultural, ensino da língua inglesa e tradução literária. Entre os trabalhos apresentados em eventos encontram-se: Narrando as elites pós-coloniais: diálogo literário entre Chinua Achebe e Pepetela” (Universidade do Porto – 2013); “O contato de línguas nos romances de Chinua Achebe” (UnB – 2013); “Literaturas africanas, transculturação e multilinguismo cultural.” (UnB – 2012); “Confluências e influências: a presença de Jorge Amado na obra de Pepetela.” (Rennes 2 – 2012); “Dystopian African literature: Pepetela’s case.” (ABRALIC – 2011).
Publicações: “Tradução de contos achebianos: progressão narrativa e estratégias tradutórias” (ANCHIETA; PEREIRA. 2012 - http://seer.bce.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/7526) ; “O mundo desaba, uma leitura de Things Fall Apart de Chinua Achebe” (Capítulo em Literatura e História: Questões dialéticas em nação periférica. 2009). No prelo: “Escritores nigerianos no brasil: tradução de um sistema literário em formação” (ANCHIETA; PEREIRA. Capítulo no livro História da Tradução. 2014).

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)