Gender workshop

O lado masculino do género:  masculinidades e (não)violências

Katia Cardoso (CES)

21 de março de 2013, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

Muitas vezes o termo género tem sido utilizado enquanto sinónimo de mulher, de feminino, tanto nos debates académicos como ao nível das políticas e projetos implementados, nomeadamente nos países do Sul Global. Gary Barker  e Philippe Bourgois são alguns dos autores que têm contribuído, através de inúmeros trabalhos de  investigação-ação, para complexificar esta abordagem. Este apelo à complexificação do olhar sobre as relações de poder entre homens e mulheres  não significa, no entanto, um apelo à conversão dos  jovens rapazes/homens em vítimas,  nem à desvalorização de progressos no campo feminista ao longo dos últimos anos. Significa, sim, uma outra forma de abordagem, um aumento de possibilidades para se pensarem politicas, projetos e programas de ação.

Nesta sessão proponho uma reflexão sobre o tema das masculinidades com base em dois textos dos autores referidos e no trabalho desenvolvido no âmbito da área de estudos para a paz do CES e do OGiVA, tendo em conta a centralidade do tema para a análise de questões  como insegurança e violência coletiva juvenil. Apesar de vários trabalhos sobre género e violência destacarem uma relação direta entre jovens rapazes e a prática de atos violentos, consubstanciada pela versão dominante da masculinidade, importa considerar que a maioria dos homens adota versões outras de masculinidades, baseadas noutros pressupostos que não a violência, que serão objeto de análise nesta sessão.

Artigos em discussão

Barker, G. e Ricardo, C. (2006), “ Young Men and the Construction of Masculinity in Sub-Saharan Africa. Implications for HIV/AIDS, Conflict, and Violence”; The other half of gender. Edited by Ian Bannon e Maria C. Correia. World Bank;

Bourgois, Philippe. "In search of masculinity: violence, respect and sexuality among Puerto Rican crack dealers in East Harlem." British Journal of Criminology Summer 1996: 412+. Expanded Academic ASAP. Web. 21 May 2012.

[ Quem desejar participar e ler previamente os artigos em discussão deverá enviar um e-mail para gw@ces.uc.pt ]

Nota biográfica

Katia Cardoso é investigadora do Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz e do Observatório sobre Género e Violência Armada (OGiVA). É doutoranda no Programa Pós-colonialismos e Cidadania Global. Tem o grau de Mestre em Estudos Africanos pelo Instituto Superior do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com violência coletiva juvenil, juventude em África, pós-colonialismos, deportação e diáspora cabo-verdiana.

Organização: Júlia Garraio (NHUMEP), Catarina Martins (NHUMEP), Teresa Cunha (NHUMEP), Mihaela Mihai (DECIDe)..