Simpósio Internacional

5 a 7 de dezembro de 2013

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118

Enquadramento

A questão da representação tem sido discutida por múltiplos campos disciplinares, desde a filosofia ao teatro, passando pela história, a sociologia, as ciências políticas, a psicologia, a antropologia e os estudos culturais, para referir alguns dos mais produtivos em termos de reflexões e debates.

A relação entre cinema e representação revela-se particularmente inspiradora num período em que as crises económicas, de liberdade, de justiça e paz dominam a cena global. A imagem cinematográfica incrementou de maneira determinante a consciência da historicidade dos gestos e das formas da sua transmissão. A sua capacidade de contribuir para a aceleração da história e de representar grandes estruturas sociais tem sido particularmente estudada no que se refere a operações de manipulação da opinião, de construção de imagens nacionalistas e legitimação política, em ações de revisionismo histórico, de marketing de grandes indústrias, na elaboração de reputações de regiões e estados, em mecanismos de distinção social, etc. Representação e representatividade constituem regularmente focos de debates de etnicidade e género, de regulação dos meios de comunicação e da perceção de racionalidades de governação. O cinema acompanha e determina as transformações das formas de linguagem e de discurso, das normas relativas à violência, ao comportamento sexual, ao uso e expressão corporal, aos habitus, às perceções coletivas e individuais, entre outras.

O conceito não deve no entanto ser limitado a estes grandes debates e à conceção tradicional de cidadania, dos mecanismos de representação e da sua relação com as instituições. A representação é um problema de atores e por isso a sua origem e natureza devem ser alargadas. O cinema tem igualmente a capacidade de representar metáforas, de interagir diferentemente com a perceção. A representação funciona como um jogo de ficção que condiciona o sentimento de veracidade, o envolvimento imaginativo e a cultura de cada espectador. Por isso discutir representação no cinema implica abordar questões de narração e interpretação, a relação entre filme e linguagem.

O simpósio pretende constituir uma ocasião de encontro de investigadores portugueses, espanhóis, franceses, italianos e ibero-americanos e é destinado à discussão dos resultados dos seus trabalhos e reflexões em torno destas problemáticas procedentes de disciplinas várias, com metodologias distintas e desde óticas diversas,  que sem dúvida contribuirão a criar um debate científico de grande interesse.

Este evento será o quarto simpósio internacional realizado no CES-Lisboa sobre o tema "Cinema e...", depois de 'Cinema e Cidades' (2010), 'Cinema e Autor'(2011), que resultaram em publicações conjuntas com o CES, e do simpósio 'Cinema e Religiões' (2012). Organizado em colaboração com o Grupo de Investigação HUM-870 Cine y Letras - Estudios Transdisciplinares sobre el Arte Cinematográfico, reunirá investigadores, para além do CES e da Universidade de Granada, das Universidades de Cádis e Carlos III de Madrid, da Universidade Paris XI, da Universidade da Basilicata (Itália) e da Universidade Nova de Lisboa.

Modalidades de inscrição
Inscrição normal: 15,00€
Estudantes de licenciatura, de mestrado e de doutoramento: 10,00€
Estudantes e investigadores do CES: gratuita