Ciclo

Processos de memória política: Roménia e Portugal em diálogo

19 a 22 de junho de 2012

Enquadramento

Os regimes ditatoriais aprisionam, raptam, espiam, torturam e matam. Os crimes praticados pelos regimes totalitários são dos mais diversos; das formas leves de coerção - restrições à liberdade de movimento e expressão, expropriação, negação de serviços públicos  - até genocídio. Tais abusos dão origem ao ódio moral, ao ressentimento e à indignação para com os agressores, e destes em relação aos testemunhos e às vítimas. Uma vez os regimes autoritários chegados ao fim, as instituições são confrontadas com o legado duma história recente de medo e opressão e com uma série de perguntas cruciais. Este passado deveria receber uma voz ou deveria ser silenciado? A raiva das vítimas deveria ser contada  ou suprimida? As contas com o passado devem permanecer fechadas para manter a paz ou devem ser acertadas para fazer justiça?

O que deve ser feito com um passado recente repleto de vítimas, criminosos, corpos secretamente enterrados, medo arreigado e recusa oficial? Deverá este passado ser exumado, preservado, reconhecido ou desculpado? Como pode uma nação de inimigos formar uma união, antigos adversários reconciliados, no contexto de uma história tão violenta e, muitas vezes, de feridas ainda por sarar? O que deverá ser feito com milhares de criminosos ainda em liberdade? E como pode um novo governo impedir que tais atrocidades sejam perpetradas no futuro?

Os eventos tentam responder a estas perguntas da perspectiva de dois países que, no século XX, passaram por ditaduras: Portugal e Roménia. Através de conversas entre historiadores e politólogos esperamos criar um diálogo produtivo entre as duas experiências históricas.

19 de junho | 21h30
Exibição do Documentário “48” [2010, 93’] de Susana Sousa Dias.
Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), Coimbra.
Comentários: Paula Meneses  e Miguel Cardina

20 de junho | 21h30
Exibição do Documentário “Amfiteatre si inchisori | Anfiteatros e Prisões” [2010, 50’ | Romeno. Dobrado em Inglês] de Nicolae Margineanu
Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), Coimbra