Seminário

Os projetos de construção do Brasil moderno - uma análise crítica a partir da sociologia

Adriane Nopes (Universidade Federal de Santa Catarina)

20 de março de 2012, 15h00

sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O seminário versará sobre a tese em andamento que visa rever teórica e empiricamente os projetos de construção do Brasil Moderno.
Os projetos de modernização para Brasil entre outros aspetos perpassaram pelas formas de saber técnico-científico, especializado, como a medicina, educação e engenharia, constituindo a base do paradigma moderno, além do movimento literário da vanguarda modernista. A pesquisa na dimensão teórica objetiva proceder a análise critica sobre a Teoria da Modernização pelo viés das novas perspetivas de análise do social, que designaremos como “estudos periféricos”, tendo como pressuposto a ideia da “colonialidade do saber”.

Na dimensão empírica verificaremos quais os projetos de modernização pensado para o Brasil entre as décadas de 1960 e 1980, auge do processo desenvolvimentista, tendo como objeto de investigação os planos educacionais de pós-graduação brasileiros, cotejando com as enunciações dos(as) engenheiros(as) professores(as) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) com formação nas ditas engenharias clássicas (mecânica, elétrica e civil) no período em análise, identificando como os principais conceitos e categorias da Teoria da Modernização hegemônica se fazem presente nos discursos técnico-científico.

 

Nota biográfica

Adriane Nopes é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/Brasil - bolseira Capes, sob a orientação de Elizabeth Farias da Silva; pesquisadora do Núcleo de Pesquisa "Projetos Globais e o Estranho, Situações Locais e o Diverso" do PPGSP, e coorientação de Maria Paula Meneses do Centro de Estudos Sociais – CES/Coimbra/Portugal. Graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialização na Educação em História Social pela UDESC. Atuou vários anos na área de pesquisas qualitativas e quantitativas (social, sócio-ambiental, política e de mercado). Atualmente é professora licenciada da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.

NOTA: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)