Conferência

Uma ecologia política dos riscos: princípios para integrarmos o local e o global na promoção da saúde e da justiça ambiental

Marcelo Firpo Porto (Escola Nacional de Saúde Pública)

7 de fevereiro de 2011, 17h00

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo

As discussões sobre os riscos à saúde e ao ambiente estão freqüentemente associadas, em seu lado negativo, às tragédias humanas, à ignorância e ao desrespeito ao próximo e à natureza. Mas também, em seu lado positivo, ao potencial de aprendizado e à possibilidade de escolhermos um outro caminho de desenvolvimento que nos torne mais saudáveis, felizes e dignos. Afinal desenvolvimento, risco e tragédia correspondem ao existir humano da mesma forma que consciência, liberdade e responsabilidade.


Esta apresentação está baseada no livro “Por uma Ecologia Política dos Riscos” (Editora FIOCRUZ), escrito com a intenção de contribuir para o trabalho e o diálogo de diferentes pessoas, organizações e instituições que atuam na investigação e enfrentamento de problemas de saúde, trabalho e ambiente em contextos que denominamos de vulneráveis. Tais contextos são marcados por injustiças ambientais e estão presentes na realidade não somente brasileira, mas também de diversos países latino-americanos, africanos e asiáticos, embora a proliferação das desigualdades socioambientais também se encontre em inúmeros países ditos mais desenvolvidos. O livro aprofunda conceitos como complexidade, incertezas e vulnerabilidade, e aponta vários princípios éticos e metodológicos que contribuem para o desenvolvimento de análises integradas e contextualizadas de problemas ambientais voltadas à promoção da saúde e da justiça ambiental.

 

Nota biográfica

Marcelo Firpo Porto é pesquisador titular do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Fundação de Investigação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, Brasil. Tem experiência na área de Saúde Colectiva, com ênfase em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, trabalhando actualmente sobre os seguintes temas: abordagens integradas de riscos; justiça ambiental e ecologia política; vulnerabilidade social; complexidade, riscos e incertezas; princípio da precaução; promoção da saúde em áreas urbanas vulneráveis. Lecciona no programa de pós-graduação em Saúde Pública da ENSP/FIOCRUZ, na área de concentração "Processo Saúde-Doença, Território e Justiça". É autor, dentre outros, do livro " Uma ecologia política dos riscos: princípios para integrarmos o local e o global na promoção da Saúde e da justiça ambiental". É consultor do projecto de investigação “O envolvimento da ciência com a sociedade: Ciências da Vida, Ciências Sociais e públicos (BIOSENSE)”, coordenado por João Arriscado Nunes, em curso no CES.

 

Organização: Rita Serra e João Arriscado Nunes (Observatório do Risco OSIRIS e Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade – NECES)