Seminário

O Movimento dos grupos musicais em Saúde Mental

Raquel Siqueira da Silva (Doutoranda pela Universidade Federal Fluminense/CES)

17 de outubro de 2011, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O tema da tese em andamento apresenta a formação de grupos musicais no cenário da Reforma Psiquiátrica na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. E algumas controvérsias destas produções experienciadas em campo. Também encontra conexões com práticas musicais identificadas em Coimbra, em cenário de reestruturação do sistema de saúde mental. A Teoria Ator-Rede fomentada por Bruno Latour e outros autores baliza esta investigação.

Nota biográfica

Doutoranda e mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Psicóloga (CRP 05/18050) e Musicoterapeuta (AMT-RJ 418/1). Professora das disciplinas: Musicoterapia em Saúde Mental e Psicopatologa no curso de bacharelado em Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário (CBM-CEU). Fundadora e coordenadora do Centro de Música do Instituto Municipal Nise da Silveira. Atualmente em estágio doutoral no CES sob a orientação do prof. Doutor. João Arriscado Nunes e no Brasil é orientada pela prof. Doutora Márcia Oliveira Moraes. Este estágio doutoral tem o apoio da CAPES. Desenvolve trabalho na área de saúde mental há 20 anos e sua dissertação sobre este tema está disponibilizada integralmente no site www.slab.uff.br (produção acadêmica). Seus artigos publicados sobre este tema poderão ser encontrados no site da Plataforma Lattes (CNPQ). Ex-coordenadora do curso de bacharelado em Musicoterapia do CBM-CEU.

Nota: Actividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES)