Seminário
Narrativas do Social: testemunho, denúncia e transformação
Ana Bacalhau
Bruno Sena Martins
Claudino Ferreira
José Luís Peixoto
23 de novembro de 2011, 14h30
Sala 1, CES-Coimbra
Enquadramento
São diversas as narrativas sobre o real e sobre a actualidade que invadem o nosso quotidiano a partir de perspectivas tão variadas como as que nos chegam pela mão de documentaristas, fotojornalistas, jornalistas, escritores, bloguistas, humoristas, etc. Todos eles oferecem uma particular visão sobre a realidade, uma particular reflexão, conduzindo-nos, por vezes muito subtilmente, ao nosso próprio exercício de reflexão. A narrativa é, assim, a história em si contada em diversas versões. Mas por que nos mostram o que mostram, escrevem sobre o que escrevem e falam sobre o que falam? Como escolhem os seus objectos? Com que intenção?
No âmbito da 2ª edição anual do Saberes em Diálogo, o objectivo deste seminário é o de suscitar a discussão em torno do potencial impacto de diferentes retratos sociais, mais precisamente, em torno do potencial de transformação de que são portadores. Partindo da multiplicidade de narrativas sobre o real, torna-se possível a sua reconstrução a partir das múltiplas percepções, desconstruções e reflexões que tais discursos geram. Esse exercício, por vezes irreflectido, está presente no nosso quotidiano e é ele o responsável por abrir espaço aos distintos pontos vista sobre a realidade, pelo que se torna pertinente questionar o potencial político desses discursos, as denúncias que efectivam e o potencial transformativo que comportam. A questão de partida relativamente à qual cada um/a dos intervenientes terá de se posicionar pode, assim, resumir-se da seguinte forma: qual o potencial político dos discursos que produzimos sobre a realidade?
Intervenientes
Ana Bacalhau (cantora do grupo Deolinda)
Bruno Sena Martins (bloguista)
Claudino Ferreira (sociólogo)
José Luís Peixoto (escritor)
Intervalo
Debate com Painel de convidados/as e público assistente. Moderação: Ana Raquel Matos
Nota: Actividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES) e do Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE)