Migração e saúde. Principais determinantes e estratégias de acção

19 de setembro de 2011, 10h00-13h00

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo
A migração internacional é considerada como um dos maiores desafios da Saúde Pública a nível mundial. Actualmente há uma reconhecida necessidade de compreensão da movimentação da população e do seu impacto na saúde, quer para os países de acolhimento, trânsito e origem, quer para as próprias populações, migrantes e autóctones. Um nível elevado de saúde tem sido reconhecido como determinante fundamental para a boa integração dos migrantes nos países de destino. Neste contexto, é fundamental um melhor conhecimento dos determinantes de saúde e do estado de saúde das comunidades imigrantes.
Este seminário, tendo por base a apresentação dos principais resultados obtidos em dois projectos de investigação, pretende ser um espaço de análise dos principais determinantes da saúde dos migrantes. Procura-se ainda reflectir sobre políticas e estratégias de saúde integradoras e sustentadas, nomeadamente ao nível do acesso e utilização dos serviços de saúde, que produzam efeitos reais na redução de riscos e vulnerabilidades e permitam obter ganhos efectivos em saúde.

Nota Biográfica
Sónia Dias é Professora Auxiliar da Unidade de Saúde Pública Internacional do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL). É Membro do Laboratório Associado CMDT/IHMT. Foi directora do Mestrado de Saúde e Desenvolvimento e é membro da Comissão Científica do Doutoramento de Saúde Internacional do IHMT. Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da Saúde dos Migrantes, Promoção e Educação para a Saúde, Saúde Sexual e Reprodutiva e Prevenção de VIH/Sida. Tem coordenado e participado em diversos projectos de investigação e intervenção de âmbito internacional e nacional nas áreas de interesse científico. Publicou livros,  vários capítulos de livros e  diversos artigos em revistas científicas internacionais e nacionais.