Seminário

Contrastes entre Portugal e Espanha: Prática Democrática e Crise Económica

Robert Fishman (Universidade de Notre Dame)

21 de julho de 2011, 18h00

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato 13, Lj. 117/118

Resumo

A 13 de Abril de 2011, Robert Fishman,um sociólogo norte-americano, conhecedor e amigo de Portugal, publicou no New York Times um artigo de opinião, intitulado “O resgate desnecessário de Portugal”, no qual se que se interroga acerca das razões que empurraram Portugal para o resgate cujas consequências estamos agora a começar a experimentar. Fishman salientava duas delas. A primeira (ideológica) era a hostilidade dos “fundamentalistas de mercado” ao “modelo de economia mista” que resultou da revolução democrática do 25 de Abril; a segunda, a falta de perspectiva histórica, a incapacidade de ter em conta a importância e extensão das transformações socioeconómicas dos anos de democracia e os seus efeitos na melhoria do nível de vida dos portugueses.
Também em Abril, o Jornal Expresso publicou uma entrevista sua onde se referiu a algumas destas questões [efectuar download da versão em PDF]
Nesta sessão, Fishman abordará o resultado dos seus estudos comparativos da situação de Portugal e Espanha.

Nota Biográfica

Robert Fishman é Professor de Sociologia  e Fellow dos Institutos Kellogg e Nanovic da Universidade de Notre Dame. Trabalha sobre a democracia, a política e a cultura democrática. Estudioso dos casos português e espanhol, está neste momento a trabalhar numa obra em que analisa as diferenças entre estes dois países, naquilo que têm sido a prática democrática e a evolução social desde os seus regressos à democracia.