Seminário | Ciclo 'As Tramas da Memória: datas para contar'
Dia da Mulher Guineense. Heroínas Nacionais
Sílvia Roque (CES/U. Évora)
30 de janeiro de 2023, 16h00 (GMT)
Evento em formato digital
Apresentação
Este seminário insere-se no ciclo As Tramas da Memória: datas para contar organizado pela coordenação da linha de investigação Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos. O ciclo visa assinalar e refletir sobre datas menos sonoras, mas igualmente determinantes para a construção do 25 de Abril de 1974 e das independências dos países africanos de língua oficial portuguesa e de Timor-Leste. Os seminários decorrem on-line, sempre que possível na data a assinalar, todos os meses, pelas 16 horas, ao longo de 2023
No Dia da Mulher Guineense. Heroínas Nacionais, Silvia Roque oferece uma reflexão sobre as mulheres, a nação e as lutas no cinema anticolonial e pós-colonial na Guiné-Bissau. Sílvia Roque trabalha sobre a Guiné-Bissau desde 2006, tendo desenvolvido projetos em várias áreas no âmbito dos estudos da paz e da violência, incluindo a dimensão de género. Sobre o tema do seminário, em 2021 publicou o artigo "Mulheres, nação e lutas no cinema anti/pós-colonial da Guiné-Bissau", Revista De Comunicação E Linguagens.
Nota biográfica
Sílvia Roque é Professora Auxiliar de Relações Internacionais na Universidade de Évora. Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, desde 2008, onde foi também investigadora júnior entre 2005 e 2007. Atualmente integrada na linha de investigação 3 e membro do Observatório de Masculinidades.
Foi co-coordenadora do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz entre 2016 e 2019. Foi Professora Auxiliar Convidada do Mestrado em Estudos Africanos, no ISCTE-IUL (2017-2019). Doutorada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2014), recebeu, em 2015, o Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa pela sua tese de doutoramento. Realizou ainda um mestrado em Estudos Africanos (2007), no ISCTE-IUL-Instituto Universitário de Lisboa, e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2002). Desde 2005 tem trabalhado em projectos de investigação no domínio das Relações Internacionais, em particular na área de Estudos para a Paz.
Para além da Guiné-Bissau e de El Salvador, países onde concentrou a maior parte da sua investigação, colaborou ainda em projectos de investigação em Portugal e em Moçambique. Além disso, tem colaborado com organizações da sociedade civil e organizações internacionais na realização de estudos, formação e cooperação que visem a compreensão e a diminuição de várias expressões de violências.
_____________
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/84587553732 | ID: 845 8755 3732 | Senha: 188302
Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.
As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.