Do secularismo à regulação do religioso: questões de pesquisa

6 de setembro de 2013, 15h30

Sala 2, CES-Coimbra

Nota Biográfica

Emerson Giumbelli é professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduaçãoem Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Obteve o doutorado no Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). É autor dos livros O Cuidado dos Mortos: uma história da condenação e legitimação do espiritismo (1997) e O Fim da Religião: dilemas da liberdade religiosa no Brasil e na França (2002). Participou da coletânea Religião e Espaço Público, organizada por Patricia Birman (2003) e é co-autor de A Religião no Espaço Público (2012). É co-editor da revista Religião e Sociedade. Coordena o NER (Núcleo de Estudos da Religião), na UFRGS. Suas pesquisas estão dedicadas aos temas da diversidade religiosa nos espaços públicos, da laicidade e da modernidade.

Nota: Atividade no âmbito do Observatório para a Política da Diversidade Cultural e Religiosa na Europa do Sul (POLICREDOS) e do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe).

Ciclo de Seminários

Religião e Espaço Público