Seminário
Percursos e narrativas da feminização das profissões jurídicas
Ana Oliveira
Conceição Gomes
Élida Lauris
Madalena Duarte
Paula Fernando
Ulrike Schultz
17 de setembro de 2012, 17h00
Sala 2, CES-Coimbra
Enquadramento
Nas últimas décadas, uma significativa transformação das profissões jurídicas tem sido a sua crescente feminização.
Neste cenário torna-se premente uma questão: quando se fala em feminização do judiciário, procura espelhar-se apenas o aumento do número de mulheres nas magistraturas ou, pelo contrário, estaremos perante uma outra forma de administrar e fazer justiça em que uma variável determinante é o género? Procurando preencher esta lacuna na investigação sociojurídica em Portugal, o objetivo geral deste seminário é discutir a existência de um modelo feminino na administração da justiça e de um modelo feminino de julgar.
Este seminário pretende, pois, entender se existe uma feminização da justiça, em termos não apenas quantitativos, mas qualitativos e se tal contribui para a emergência de uma nova cultura judiciária. Este seminário irá abordar, numa análise comparada, processos de tomada de decisão, administração e gestão da justiça e narrativas sobre o género das/nas magistraturas.
Programa
- As mulheres magistradas em Portugal: uma introdução | Conceição Gomes, Madalena Duarte, Paula Fernando, Élida Lauris, Ana Oliveira (CES)
- Voices and Choices: Changes in the Judiciary through Feminisation | Ulrike Schultz (FernUniversität, Hagen, Alemanha) [Mais informação]
Nota: O projeto “As mulheres nas magistraturas em Portugal: percursos, experiências e representações” apresenta dois seminários com Ulrike Schultz: “Percursos e narrativas da feminização das profissões jurídicas” e “O género do direito e da administração da justiça”.
A INSCRIÇÃO NESTE EVENTO É GRATUITA MAS OBRIGATÓRIA