Travessias decoloniais em direção ao II SICAS 2026
Cabo Verde, Diáspora e Produção do Conhecimento
20 de junho de 2026, 16h00 (GMT+1)
Evento em formato digital
O Seminário Internacional sobre Cultura, Arte e Subjetividade (SICAS) é uma iniciativa académico-cultural dedicada ao debate, à reflexão, ao diálogo e à difusão dos saberes e fazeres relacionados às manifestações culturais cabo-verdianas, com foco nas linguagens artísticas, expressivas e simbólicas que compõem a identidade nacional. A sua finalidade é promover um espaço de encontro entre pesquisadores/as, artistas, docentes, estudantes, agentes culturais e comunidade, favorecendo a circulação de conhecimentos e o debate sobre o papel da cultura e da arte na construção da subjetividade e da identidade cabo-verdianas, contribuindo para a valorização da cabo-verdianidade, o fortalecimento de redes de colaboração e a ampliação do debate público e académico sobre cultura, subjetividade e identidade em Cabo Verde.
O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra acolhe esta iniciativa preparatória do II Seminário Internacional Cultura, Arte e Subjetividade (II SICAS 2026), concebida como um espaço de encontro, escuta e reflexão crítica em torno de pesquisas, trajetórias e experiências intelectuais ligadas aos PALOP, em particular Cabo Verde, à diáspora e à produção do conhecimento em Cabo Verde (Universidade de Santiago), no Brasil (Universidade Federal da Bahia) e em Portugal (Universidade de Coimbra). Partindo de uma perspetiva decolonial e interdisciplinar, a proposta reúne doutorandos/as, pesquisadores/as e demais participantes interessados/as em pensar África como território de saber, memória, cultura e criação crítica, promovendo o diálogo entre experiências africanas, brasileiras e europeias, bem como saberes situados e práticas comprometidas com a (re)existência, a memória e a transformação social. A iniciativa propõe a partilha de investigações em curso ou concluídas, à articulação entre diferentes áreas disciplinares e à construção coletiva de um campo de reflexão sobre subjetividade, cultura, arte e epistemologias decoloniais, afirmando África não apenas como objeto de estudo, mas como espaço vivo de pensamento, criação e interlocução crítica.
Organização: Vanusa Pereira Tavares (Doutoranda em Difusão do Conhecimento – PPGDC/Universidade Federal da Bahia), no âmbito do estágio de Doutoramento no CES, sob orientação de Catarina Caldeira Martins (FLUC/CES)
____________________
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/84898443394 | ID: 848 9844 3394 | Senha: 027697
Agradece-se que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.
A organização conferirá certificado aos participantes.


