Seminário
Mulheres Negras, Escrevivências e Trabalho precário
Carla Beatriz de David Ernesto
Renata Coutinho de Almeida
13 de janeiro de 2026, 15h00
Sala 2, CES | Alta
Este seminário pretende tecer conexões entre projetos de investigação desenvolvidos em diferentes programas de doutoramento que colocam as mulheres negras no centro das encruzilhadas da precarização da vida, o subemprego e a vulnerabilidade social. A partir de experiências de investigação em Brasil e Portugal, colocamos a debate abordagens teóricas centradas na análise do capitalismo racial e da arquitetura jurídico-política neoliberal para compreender o lugar das mulheres negras empobrecidas em determinados trabalhos como no sector de limpeza, no trabalho doméstico e cuidados pessoais.
O seminário busca ainda tensionar, a partir de uma perspectiva racial crítica, as práticas de diversidade, equidade e inclusão nos mais diversos âmbitos da esfera social e como seus desdobramentos impactam nas vivências das mulheres negras em diáspora. Serão discutidos enquadramentos analíticos como a Escrevivência, conceito desenvolvido pela escritora Conceição Evaristo (1994), e a precarização racial do trabalho.
Moderação: Silvia Maeso (CES)
Notas biográficas
Carla Beatriz de David Ernesto - POSCOM/UFSM
Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Mídia e Estratégias Comunicacionais. Mestra em Comunicação pelo mesmo programa na linha de pesquisa: Mídia e Identidades Contemporâneas. Integra os Grupos de Pesquisa "Nós Pesquisa Criativa" (UFSM) e "PLURAIS: Criatividade e sentidos da DEI na comunicação", além do Projeto de Ensino "Publicidade 50/50" e do Projeto de Extensão "Produção de materiais comunicacionais focados em temáticas sobre gênero e intersecções" da Universidade Federal do Pampa. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisa sobre: Escrevivência na publicidade, Epistemologia afrocentrada, perspectivas interseccionais e antirracistas na publicidade.
Renata Coutinho de Almeida - CES/UC
Doutoranda em Sociologia: Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FE-UC). É mestra em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019) e pós-graduada em Direito individual, coletivo e processual do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Foi pesquisadora voluntária no Núcleo de Pesquisa e Extensão "O trabalho além do Direito do Trabalho: dimensões da clandestinidade jurídico-laboral" da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD-USP). Colunista na Carta Capital. Advogada. Atualmente, seu trabalho de investigação é financiado pela FCT e se debruça ao estudo crítico do processo precarização laboral, a partir da análise da intersecção entre racismo, sexismo e trabalho precário.


