Seminário

16 de janeiro de 2019, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Apresentação

Embora a palavra gordofobia nem exista oficialmente nos dicionários, ela é um preconceito real sofrido pelas pessoas socialmente consideradas gordas, estando os danos por ela causados intimamente relacionados com os processos midiáticos hegemônicos. Essa é a premissa do doutoramento em finalização que está sendo realizada pela investigadora visitante no CES, Agnes Arruda, que pretende com este seminário partilhar um pouco de suas histórias de vida como vítima e pesquisadora do tema. O objetivo é colocar o público participante em contato com à temática, levando à reflexão acerca dos mecanismos de ação desse preconceito.

Apresentação do Seminário: Teresa Cunha

1 – Autoetnografia da Gordofobia
Leitura comentada

2 – Reflexões teórico-metodológicas
Gordofobia em pauta

3 – Sentindo na pele
Depoimentos das vítimas e/ou dos algozes

Por Agnes Arruda

Nota biográfica

Agnes Arruda - É pessoa socialmente considerada gorda desde que se entende por gente. Jornalista, professora dos cursos de Comunicação e Design da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC-SP). Mestre e doutoranda em Comunicação pela Universidade Paulista (UNIP-SP), com estágio no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (UC-PT).